Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Moinho de Fervença

Moinho de Fervença

O ponto de interesse Moinho de Fervença encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Ermelo e Pardelhas no municipio de Mondim de Basto e no distrito de Vila Real.

Arquitectura agrícola e religiosa, vernácula. Moinho de água, de planta rectangular, de uma moenda, com roda horizontal, de rodízio fixo à pela, com penas. Cruzeiro de caminho, com fuste monolítico de secção subcircular, base paralelepipédica, e cruz latina de secção quadrangular, apresentando um grupo escultórico do Senhor na Cruz.

Moinho de planta rectangular, com cobertura em lajes de lousa sobre forro de madeira, em duas águas, assente sobre paredes de aparelho irregular de blocos assentes em seco, que em alguns pontos aproveitam o afloramento como alicerce, apresentando nos cunhais e vão da porta blocos aparelhados e de maiores dimensões. O acesso ao piso superior processa-se através de porta de verga recta, em madeira recoberta com chapa, tendo um pavimento lajeado e apresentando na parede fundeira a "moenda". Esta é constituída por "andadeira" e "pouso" em granito, sobrepujadas por "moega" de madeira, rodeadas por "cambeiros" pétreos e protegida frontalmente por "panal" de madeira. O piso inferior, cavado no próprio declive do afloramento, alberga o aparelho motor, com entrada única, de roda horizontal, um "rodízio fixo à pela com penas", sendo o "penado" reforçado por cinta em chapa. A água é conduzido por "levada" construída com lajes de granito e lançada no "rodízio" por um "cubo" pétreo. Cruzeiro de fuste monolítico, de secção subcircular com entase, liso, sendo a sua base moldurada e encaixada em cavidade no afloramento que lhe serve de pedestal, sendo enquadrado por quatro espigões de ferro, testemunhos de um desaparecido gradeamento. Está rematado por um motivo denteado e gola, sobre o qual se implanta uma base paralelepipédica, sustentando uma cruz latina de secção quadrangular, unida por cimento à base. Cravada entre o remate do fuste e a base encontra-se uma chapa de ferro para suporte de lamparinas. A face frontal da base apresenta a inscrição "ORAI / POR (?)", a face lateral direita a inscrição "1990", e na oposta à frontal a inscrição "A(ve) M(aria)". A cruz apresenta na face frontal a representação escultórica de Cristo na Cruz, de pés sobrepostos, encimada por uma pequena cartela.

Materiais

Moinho com estrutura de granito, cobertura de lajes de lousa sobre forro de madeira, pavimento em lajeado granítico, porta de madeira com cobertura em chapa, "moenda" de granito, com estrutura de "moega" em madeira; aparelho motor de madeira; cruzeiro com estrutura de granito; base de lamparinas em ferro; espigões de gradeamento em ferro.

Observações

*1 - A transposição da ribeira de Fervença neste local processava-se por uma ponte de pedra, com arco de volta perfeita, que foi derrubada por cheia em 1996, e da qual só restam os respectivos pegões.