Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Lousa

Igreja Paroquial de Lousa

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Lousa encontra-se localizado na freguesia de Lousa no municipio de Loures e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, manuelina e barroca. Igreja paroquial rural de nave única rectangular, com torre adossada coberta de domo. Portal lateral manuelino de arco deprimido contracurvado, com decoração vegetalista (vinha), heráldica (símbolos da Paixão de Cristo), hagiográfica (bustos de S. Pedro e S. Paulo com os atributos), lúdica (máscaras) e de artefactos (cestos), de inspiração rural. Portal manuelino cuja iconografia busca inspiração numa produção local (vinha), apresentando nas enjuntas 2 bustos de talhe rude, nitidamente popular.

Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos: corpo da igreja e capela-mor, resultando numa volumetria articulada sensivelmente paralelepipédica de massa horizontalista, coberta por telhados a 2 águas. Adossada a N torre sineira de planta quadrangular e Sacristia rectangular. Alçado principal a O., terminando em empena e delimitado lateralmente por cunhais de cantaria encimados por pináculos. Ao centro portal de emolduramento marmóreo de verga recta, encimado por janelão gradeado, em arco de volta inteira; no seu alinhamento, uma pequena edícula moldurada, encimada por frontão triangular, encerra uma representação relevada dos atributos do orago (tiara papal e chaves) e ostenta a data de 1858. No alçado lateral S, portal manuelino em arco conopial com decoração vegetalista nos pés-direitos e antropomórfica (S. Pedro e S. Paulo) na parte superior. Adossada a N. torre que se desenvolve em 2 registos separados por friso de cantaria; no 2º, abrem-se 4 sineiras em arco de volta inteira, acima das quais uma cornija com um relógio a O. precede o domo bolboso encimado por esfera e cruz acantonado por fogaréus. INTERIOR: nave única coberta por abóbada de perfil abatido e iluminada por 3 janelas rectangulares abertas no muro S., o qual, à semelhança do fronteiro, é decorado com marmoreados oitocentistas. A O., sobre a porta de entrada e o guarda-vento, eleva-se o coro-alto, apoiado em 2 colunas toscanas em cantaria, sobre plinto. Lateralmente, sob o coro-alto, as paredes são revestidas por painéis de azulejos seiscentistas polícromos figurando São Pedro e São Miguel Arcanjo. A N abre-se porta de acesso à capela baptismal, localizada no piso térreo da torre. A transição entre a nave e a parede onde se abre o arco triunfal é feita pelo chanframento dos ângulos, por meio de 2 altares de talha dourada com características rococó, albergando imaginária do séc. 19. Arco triunfal de volta inteira com capitéis e fecho talhados em mármore rosa. A capela-mor, coberta com abóbada de berço, é iluminada por 2 janelas abertas na parede S.. O altar-mor, em talha dourada rococó, possui tribuna e trono. Nas paredes laterais há revestimentos de silhares de azulejos setecentistas com figurações do Baptismo de Cristo e do Lava-pés, encimados por telas de temática mariana. Por porta aberta a N acede-se à Sacristia onde se observam azulejos seiscentistas do tipo albarradas, arcazes do séc. 17 com ferragens e uma imagem de Santa Ana do séc. 15.

Materiais

Caixas murárias de alvenaria mista; reboco pintado; cunhais, molduras e cantarias de calcário e mármore; revestimentos parietais de azulejos; cimento; madeira pintada e dourada; ferro forjado; bronze; acrílico.

Observações

*1 - DOF: Igreja Paroquial de São Pedro de Lousa. *2 - estes painéis encontram-se aplicados sobre placas de acrílico e não directamente sobre o muro, o mesmo se verificando com um outro pequeno painel azulejar setecentista (figurando o Baptismo de Cristo), que se encontra na capela baptismal.