Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta longitudinal, nave única, capela-mor e sacristia do lado direito.
Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor e sacristia adossada do lado SO. volumetricamente distintas, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas e em coruchéu na torre sineira. Fachada principal com embasamento, flanqueada por pilastras, vãos rectangulares de verga curva e cornija pouco saliente num portal ladeado por duas janelas; na padieira do portal data e inscrição com sulcos preenchidos a tinta preta; sobre a linha de base da empena, ao centro, óculo quadrilobado, friso e cornija em ângulo, pináculos piramidais com remate em esfera sobre os cunhais e cruz de trevo no vértice. Pequena torre sineira quadrada eleva-se da água esquerda do telhado, com registo único de pilastras nos ângulos sobrepostas de friso e cornija, um único vão de arco redondo em cada face, pináculos piramidais nos ângulos; abaixo do vão dos sinos tem, do lado da fachada principal, placa de mármore com inscrição (HONRA AOS HEROIS / 1140 / 1640 / 1940) e, do lado esquerdo, mostrador de relógio circular. Fachadas laterais com embasamento, pilastras nos ângulos encimados por pináculos, friso e cornija de cantaria e cruzes de trevo sobre os vértices das empenas. No corpo da esquerda, correspondente à sacristia, porta travessa de verga curva e cornija pouco saliente, com vãos rectangulares simples na da direita; duas janelas de cada lado colocadas acima da linha média, uma na nave e outra na capela-mor, de verga e peitoril curvos com cornija pouco saliente. Interior com coro-alto sobre mísulas e balaustrada de madeira; púlpito do lado direito com bacia de pedra moldurada apoiada em mísula com volutas, escada de pedra e parapeitos de madeira entalhada e vazados; dois nichos para confessionários, rectangulares de verga curva coroadas por pequena cruz, vazadas nas paredes da nave em localização oposta sob as janelas; arco triunfal com pilastras e pedra de fecho saliente. Retábulo principal e dois colaterais de madeira pintados a branco, ouro e azul. Pavimento de madeira e patamar do altar-mor em granito. Coberturas internas de madeira, em arco abatido, reforçado por cintas e decorado com medalhão pintado ao centro na nave.
Materiais
Granito (cantarias); cerâmica (telha de aba e canudo); madeira (portas, caixilhos, retábulos, guardas, pavimento e coberturas internas)
Observações