Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa das Brolhas

Casa das Brolhas

O ponto de interesse Casa das Brolhas encontra-se localizado na freguesia de Lamego (Almacave e Sé) no municipio de Lamego e no distrito de Viseu.

Casa nobre barroca, de planta quadrada, horizontal, 2 andares, andar nobre superior, articulação da fachada por pilastras, escadaria interior, sentido frontal da composição. Abóbadas e colunas do séc. 15, na cozinha.

Planta centralizada, composta, irregular, formando pátio interior pelo acrescento de construções modernas; volumes articulados com disposição horizontalista das massas e coberturas diferenciadas de telhados de 1, 2 e 4 águas. Fachada principal orientada a SO. com 5 corpos divididos por pilastras e 2 pisos rematados por platibanda e frontão triangular. O 1º. piso apresenta 2 janelas de arco rebaixado em cada 1 dos 4 corpos laterais que enquadram o pano central composto pelo portão de arco rebaixado ladeado por duas colunas, com uma janela de cada lado igual às restantes. 2º piso com 11 janelas de maiores dimensões e de igual recorte que as do 1º, à excepção da central, sobre o portão de entrada, encimada com frontão e, sobre ele, tímpano armoriado. Alçado NO. de 3 pisos. 1º: porta lateral com alpendre; fenestrações quadrangulares. 2º: fenestrações de arco abatido. 3º: fenestrações rectangulares; platibanda. Alçado NE. de corpos assimétricos, reentrantes e salientes, com fenestrações em diversos planos e de diferentes perfis e épocas. Alçado SE.: 3 pisos. 1º: porta de acesso e fenestrações rectangulares de arco quebrado. 2º piso: fenestrações iguais às do piso térreo; varandas de sacada. 3º piso: janelas de molduras polilobadas; platibanda. O interior de 2 pisos com divisões comunicantes entre si. Átrio coberto, vazado de ambos os lados formando túnel, de arco abatido conduzente ao pátio interior, a céu aberto, de planta irregular, rodeado de construções, algumas incaracterísticas, não pertencendo à traça do imóvel. Do átrio sai a escadaria central, com rodapé de azulejos do Séc. 18, formando patamar e subdividindo-se em duas, dando acesso ao piso nobre. No 2º piso: divisões comunicantes entre si, decoradas com pinturas e tectos estucados; escadaria de madeira de acesso ao piso térreo. A nível do 1º piso, abobadamento sustentado por grossas colunas do Séc. 15.

Materiais

Granito, alvenaria e cantaria, revestimento de reboco, madeiras

Observações