Arquitectura residencial, barroca. Casa nobre barroca, integrado na tipologia da "casa-comprida", o modelo mais frequente na época, de 2 pisos divididos por friso horizontal, com escadaria desenvolvida no interior e adossando capela a uma das fachadas. JARDIM: caracterização estilística romântica / paisagista (jardim biscoito) ao estilo ingês, murado constituído por vegetação ornamental disposta no sentido de criar ambientes agradáveis e acompanhada de elementos construídos, como bancos, canteiros, estátuas ou peças de água. Caracterização romântica patente na composição naturalizada, no contraste claro-escuro produzido pela vegetação, nos caminhos sinuosos, na utilização de espécies exóticas e na criação de lugares pitorescos ou intimistas com tanques, lagos, coretos. Na mata desenvolve-se uma complexa rede de caminhos curvilineos formando um cenário romântico, paradisíaco, insólito e enigmático reforçado pelo denso tecto vegetal de plantas exóticas e autóctones. É uma das casas mais imponentes e majestosas da vila de Ponte de Lima. Frontespício harmonioso e ritmado pela fenestração do andar nobre e da regularidade esquemática do 1º piso. O facto da capela não ser adossada, mas ter a cornija encostada ao corpo lateral da casa, faz-nos pensar em 2 campanhas de obras distintas, com um possível hiato temporal. A talha do retábulo é do estilo nacional e os azulejos de padrão são barrocos. Os jardins foram igualmente organizados segundo o gosto barroco, como espaço de lazer, com jardins de buxos, bancos, lagos, e diferentes fontes, tendo para lá mata.
A quinta é murada e constituída por casa com capela e jardim junto à Rua do arrabalde, zonas agrícolas, diversas dependências e mata na zona posterior, em terreno mais acidentado. O jardim, a NE. da casa, é sustentado por muro de suporte que é também o limite da propriedade surgindo no seguimento da fachada principal e onde se insere uma fonte de espaldar com inscrição, de pilastras apoiando cornija encimada por estátua de Neptuno, tem ao centro arco pleno, ornato com pinha e tanque rectangular. Neste muro há dois portões de acesso à quinta, um a SO. da capela e outro a NE. do jardim. CASA: de planta rectangular, composta por vários corpos irregulares na fachada posterior, com alçados de 2 pisos, separados por friso corrido no frontispício, que também integra a capela num dos extremos. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 4 águas. Capela, sensivelmente recuada e fechada no alinhamento da casa por muro. Frontispício seccionado por pilastras, formando 3 corpos, com fenestração distinta no 1º piso, ritmado em aba / cbabc / aba, correspondendo o a) a janela pequena, o b) a porta de verga recta e o c) a janela de guilhotina, todas elas emolduradas a cantaria e encimadas por bandeira; 2º piso com janelas de sacada, sobre modilhões em voluta, de verga recta encimada por frontão triangular e varandim de ferro. No cunhal NO. pedra de armas *1. À fachada lateral esquerda com 1 janela no 1º e 2º piso, encosta-se capela, com pilastras nos cunhais, terminando em empena, e portal de verga recta com cornija sobre pilastras ligando-se à janela superior, encimada por frontão interrompido; em baixo, 2 janelas com grades. Fachada posterior de linhas simples, mas com alguns corpos avançados, um deles com aletas marcadas e outro com pilastras e dupla cornija; irregularidade de fenestração, com portas de verga recta e diferentes alturas no 1º. piso e janelas de brinco ou de sacada no 2º. Interior: vestíbulo com escada de acesso ao andar nobre de 1 braço, salas com paredes lisas ou pintadas por motivos florais e tectos de masseira ou organizados em caixotões. Interior da capela com lambril de azulejos, coro-alto e retábulo de talha. Junto à fachada posterior existe um pequeno pátio com chafariz central de taça redonda. Este pátio é limitado pelo muro de suporte da zona de dependências agrícolas e tem na extremidade uma escadaria que a esta acede. O pátio abre para o jardim com canteiros de forma irregular de buxo e onde se distinguem pequeno recanto limitado por murete onde se inserem bancos ladeando a fonte de espaldar, com pilastras apoiando cornija encimada por pináculos e remates curvos, ao centro, ladeada por pilastras e volutões e nicho com imagem de Nossa Senhora da Aurora, brasonado e inferiormente com bica em carranca; uma zona de estadia sob um caramanchão situado junto ao muro de limite e que antecede o lago grande, de forma orgânica, com abrigo para patos. Nesta área existe uma amoreira-do-papel, de grande porte e raridade. A NE. está uma zona de cameleiras de variadas sub-espécies e cultivares que termina num muro de compartimentação com porta de acesso a uma zona agrícola com laranjal . Esta área é dividia por um caminho que liga o portão do muro de vedação à mata e junto ao qual existe uma fonte com tanque rectangular com bica em carranca, também com inscrição. A mata está implantada na zona mais declivosa da quinta, sendo estruturada por caminhos sinuosos entre várias espécies de árvores centenárias e locais de estadia com mesas e bancos de pedra. Na transição entre a mata e a casa estabelece-se um núcleo edificado constituído por palheiro, espigueiro, casa de caseiros e pombal em construção rústica de pedra e madeira.
Materiais
Material Vegetal: buxo (Buxus sempervirens), cameleiras (Camelia sp.), amoreira-do-papel (morus papyrifera). carvalho-roble (Quercus roble), castanheiro (Aesculus hippocatanus). freixo (Fraxinus angustifolia); Inertes: Granito, talha, madeira, azulejos, embrechados e estuques. Pavimentos de madeira e cobertura de telha
Observações
*1 - Brasão do cunhal da casa com escudo esquartelado tendo no 1º quartel xadrezado de preto e azul dos Sás; 2º com 3 faixas xadrezadas de prata dos Sotomaior; 3º com 3 faixas de ouro carregadas de flor-de-lis dos Rebelos; e 4º com 5 cotos de asa de águia dos Abreus. Timbre dos Sás e largo paquife.