Portal de Cidadania

Capela de Nossa Senhora da Saúde

Capela de Nossa Senhora da Saúde

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Saúde encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova no municipio de Gondomar e no distrito de Porto.

Capela construída no final do séc. 20, de linhas modernas, adaptando-se aos arruamentos pré-existentes, que formam um entroncamento no ângulo da fachada posterior, o que obrigou à adoção do recurso a uma retro-sacristia; na base do templo e aproveitando o declive, surge um salão de festas. É de planta poligonal composta pelo templo, com marcação interna da capela-mor, mais elevada, dividida interiormente pelos tramos dos elementos estruturais (pilares e vigas) salientes, com cobertura em masseira e iluminada intensamente por janelas longilíneas ou jacentes. Fachada principal marcada pela torre sineira, que permite a criação de um vestíbulo. Interior com simples mesa de altar. O exterior joga entre o reboco das paredes e o betão à vista de elementos estruturais e torre sineira.

Planta poligonal com a face posterior arredondada, marcando a sacristia adossada à fachada posterior, composta por vestíbulo, templo, anexos e salão de festas no piso inferior, com torre sineira na fachada principal, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas de três águas, sendo em terraço na torre sineira. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada, rematadas por altos frisos de betão à vista. Fachada principal virada a nordeste, marcada pela torre sineira, em betão à vista, onde se rasga o portal de acesso ao vestíbulo, retilíneo e protegido por pala em meia laranja; sobre o portal, a torre é vazada por uma sucessão de janelas retilíneas, tendo, no topo, ventana retilínea, seccionada por enorme cruz latina. Mais recuados, os panos do templo, marcados por amplas janelas retilíneas, as do lado direito a iluminar a dependência de acesso à torre. Fachada lateral esquerda vazada por três vãos em L invertido, compostos por frestas longilíneas e jacentes. Fachada lateral direita com dois panos em ângulo, o do lado esquerdo com três vãos amplos a iluminar o vestíbulo, tendo, na base, dois vãos de menores dimensões a iluminar o piso inferior. O pano do lado direito tem três vãos semelhantes ao da fachada oposta, sobre a porta de acesso ao piso inferior, retilínea e protegida por pala, ladeada por duas janelas jacentes; no extremo direito, janela longilínea. Fachada posterior marcada pela curva da sacristia com três níveis de três frestas, as inferiores longilíneas. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo de feitura recente, com a nave dividida em quatro tramos, definidos pelos pilares, onde repousam as vigas da cobertura, em masseira, tudo rebocado e pintado de branco; pavimento em ladrilho cerâmico. O portal de acesso encontra-se descentrado, com pendor para o lado do Evangelho. Arco triunfal facetado, de acesso à capela-mor, elevada por três degraus de cantaria. Tem cobertura semelhante à da nave e pavimento em lajeado. Neste espaço, erguem-se a mesa de altar, ambão, assentos e o plinto do sacrário, metálico e em forma de caixa, todos em cantaria de granito. A parede testeira está revestida a madeira, integrando um amplo nicho de volta perfeita, onde se integra a imagem do Crucificado. No lado da Epístola da parede testeira, porta de acesso à sacristia.

Materiais

Paredes em alvenaria, pilares e vigas de betão, rebocadas e pintadas; mesa de altar, ambão, mísulas, plinto, assentos dos celebrantes em cantaria de granito; portas, revestimento da parede testeira e mobiliário em madeira; silhares de azulejo industrial; pavimento da nave em tijoleira; coberturas exteriores em telha cerâmica; caixilharias metálicas e vidro simples; guarda-vento em metal e vidro.

Observações