Capela de construção seiscentista, promovida pela população local, inscrita numa tipologia associada ao Calvário e à Paixão de Cristo, marcando o término da Via Sacra, reformada em épocas posteriores, que adulteraram essa tipologia, ao entaipar parcialmente o vão. Apresenta planta retangular simples, com fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, a principal terminada em empena e rasgada por amplo vão de volta perfeita, fechado posteriormente por porta de verga reta. Interior com simples mesa de altar. Na fachada posterior, surge a marcação do vão do primitivo nicho.
Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados, na principal firmados por pináculos piramidais, sendo visível um alteamento sobre os da fachada posterior. Fachada principal virada a sul, rematada em empena, com cornija em argamassa rebocada e pintada de branco, tendo cruz latina de cantaria, sobre acrotério. É rasgada por portal de verga reta, simples, encimado por amplo vão, em arco de volta perfeita, com moldura segmentada na zona inferior e assente em falsas mísulas; o portal tem porta metálica envidraçada e o vão vidros martelados integrando cruz, em policromia azul. As fachadas laterais são semelhantes, ambas cegas. Fachada posterior rematada em empena, sendo visível a modinatura de um antigo vão de volta perfeita, assente em impostas salientes, onde se integraria o nicho da imagem. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, de feitura recente, com teto plano, também rebocado e pintado, e pavimento em ladrilho cerâmico, a imitar tacos. A ladear o portal axial, pia de água benta, embutida no muro e de bordo boleado, parcialmente pintada de branco. No lado da Epístola, nicho para alfaias de perfil angular. Mesa de altar de madeira, surgindo, na parede testeira dois nichos de ângulo, de talha pintada de dourado, formando arco apontado assente em colunas, contendo imaginária. Nas paredes correm pequenos painéis pintados com os Passos da Via Sacra e surgem várias mísulas de madeira com imaginária.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; pilastras, modinaturas, pináculos e cruz em cantaria de granito; porta e caixilharia de ferro; mesa de altar, mobiliário e mísulas de madeira; vidros simples e martelados; cobertura de telha cerâmica.
Observações