Casa maneirista e barroca, de fachada lisa, animada apenas pelo portal, (que certamente teve pedra de armas, no tímpano ovalado), com varanda de colunata aberta a S., zona de serviços, no r/c., habitação no 1º andar.
Planta composta por 2 corpos em "V", com cobertura diferenciada em telhados de 4 águas (corpo virado a S.) e de 2 águas com águas-furtadas (no corpo N.). Fachadas viradas a E. e N., delimitadas por cunhais, rematadas inferiormente por rodapé e superiormente por cornija em cantaria; na fachada principal, voltada a E., um portal em cantaria abre-se na extremidade SE., no paramento liso entre o cunhal e uma pilastra; no entablamento liso, sobre a verga da porta, uma inscrição; frontão barroco de volutas, interrompido para receber um tímpano ovalado, com uma roseta a meio; o portal dá acesso a uma escadaria, que no 1º andar, do lado S. e O., se abre para o exterior por varanda com colunas toscanas; a restante fachada é rasgada, no 1º andar, por janelas de sacada, com guardas em ferro forjado e molduras trabalhadas, no r/c. por frestas rectangulares com moldura lisa. Na fachada N. abre-se portal, com inscrição no tímpano; janelas de guilhotina rasgam o único andar deste corpo, adaptado ao desnível do terreno; esta porta dá acesso a uma escadaria rodeada por balaústres neo-barrocos, muito trabalhados.
Materiais
Cantaria e alvenaria de pedra calcária; telha cerâmica.
Observações
*1: DOF: Conjunto do edifício solarengo, capela e dependências anexas pertencentes às famílias Salles Zuquet e Oliveira Simões.