Portal de Cidadania

Castelo de Alter do Chão

Castelo de Alter do Chão

O ponto de interesse Castelo de Alter do Chão encontra-se localizado na freguesia de Alter do Chão no municipio de Alter do Chão e no distrito de Portalegre.

Castelo do 2º Período de Fortificação Militar (dos finais do Séc. 13 à segunda metade do Séc. 14); castelo estratégico e residência senhorial fortificada após a passagem da sua propriedade para a Casa de Bragança; fortificação em relevo; castelo de ocupação, não se registando sobreposição importante de fortificações. Incorporações estilísticas: elementos góticos em portas, abóbadas e ameias; existência duma porta em arco adintelado do Séc. 15 ou 16. Ameias no tramo NO. revivalistas *2. Entrada através de torre-porta; alcaidaria implicada organicamente na concepção do projecto inicial; A nível epigráfico destaque para a inscrição nº 1 por a caixa de texto ser delimitada, por duas linhas verticais, e possuir linhas auxiliares para orientar o texto indiciando pré-paginação; o "ordinator" optou por gravar a última palavra do texto numa 6ª linha incompleta, alinhada à direita, e não à esquerda como é usual.

Planta intencionalmente quadrada; orientado no eixo NO. / SE.. Seis torres, sendo quatro de ângulo, um torreão lateral na muralha NE. e uma torre-porta na fachada, a SO.. Inscrita num arco pleno cego abre-se a porta do castelo, com verga em arco quebrado e com impostas, sendo a da direita esculpida, sobre o qual está incrustada uma lápide armoriada, com o escudo real, e epigrafada; junto à base do lado direito do arco cego um silhar com inscrição; a porta dá acesso a um túnel com mais duas portas e desemboca na praça de armas com poço e cisterna na zona central; encostada à parede do lado direito de quem entra na praça, uma lápide epigrfada e armoriada com o brasão da Casa de Bragança; sobre o túnel da torre-porta, sala de planta rectangular, com fresta e bueira no pavimento, a que se acede pelos adarves; também por estes se acede ao eirado desta torre, com ameias primitivas; a torre-porta liga-se, para cada lado, por muralhas ameadas a cubelos ameados, ambos de corpo largo, um dos quais, a E., apresenta coruchéu cónico; este tramo liga-se ao oposto, NO., por muralhas ameadas de corpo largo e com adarves, possuindo o NE. uma sobrelargura apoiada num sistema de abobadilhas a nascer de mísulas alongadas, em pedra. O torreão lateral, a NE., possui eirado com ameias de corpo largo. No tramo NO., que possui, do lado exterior, os cachorros dum antigo mata-cães, entre a torre de menagem, a O., e a torre N., encontram-se as ruínas da alcaidaria. Possuía três pisos, restando apenas a fachada travada por três contrafortes e o pavimento do 1º andar, assente sobre a abóbada do rés-do-chão; o piso térreo apresenta a porta da traição, de arco quebrado, aberta na muralha SO., e a porta da alcaidaria. A torre de menagem possui, a partir do nível dos adarves, duas salas sobrepostas, com tectos de abóbada suportada por arcos quebrados de cantaria; todas as portas desta torre apresentam vergas em arco quebrado; o eirado possui ameias de terminação piramidal. Para a torre N., de planta quadrada, com o paramento da porta de entrada a fazer um ângulo de 45 graus com o plano das muralhas que com ela comunicam, acede-se através duma porta de arco quebrado. O eirado tem ameias de terminação piramidal.

Materiais

Xisto, granito, quartzito, tijolo, tijoleira e argamassa de cal.

Observações

*1 - desconhece-se actualmente a localização da cerca urbana documentada; *3 - Existem projectos em arquivo (DREMS) desde 1938, mas o primeiro a realizar-se foi o de 1954, a partir de 1955, custeado pela Fundação da Casa de Bragança, sob a fiscalização e orientação técnica da DGEMN; *4 - encontra-se em elaboração na CM de Alter um Projecto para beneficiação do Castelo após a aprovação do qual se efectuará a candidatura ao POC - Programa Operacional da Cultura; o projecto prevê a criação de um centro interpretativo e duas salas de exposições temporárias, havendo igualmente um espaço dedicado ao espólio histórico e arqueológico da região.