Igreja paroquial de fundação medieval, de que subsistirá a torre, de planta quadrada, com vãos de volta perfeita e acesso por arco apontado, já de feitura tardia, com abóbada de berço no primeiro piso, que sofreu profundas remodelações seiscentistas, com a introdução de portais de verga reta, ladeados por pilastras emolduradas com capitel coríntio e encimados por duplo friso e ornatos lineares curvilíneos, as janelas em capialço e o arco triunfal, redecorada em setecentos, altura em que surgem as pinturas rococó da cobertura da capela-mor, com algumas obras que lhe removeram parte do património integrado no séc. 20. É de planta retangular composta por nave, capela-mor e torre sineira adossada ao lado direito, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço e uniformemente iluminada por janelas laterais em capialço. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e com decoração maneirista, encimado por nicho em abóbada de concha e óculo circular. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados, rematadas em frisos e cornijas, as laterais com portas travessas, uma delas, desativada. Interior com coro-alto de feitura recente, com marca das antigas capelas laterais, dos púlpitos tardo-barrocos, confrontantes. Arco triunfal de volta perfeita e pilastras toscanas, com decoração de marmoreados e elementos de gramática decorativa rococó no intradorso. Capela-mor com retábulo de talha rococó, de excelente qualidade, proveniente de um edifício conventual. No interior, mantém uma pia batismal antiga, supostamente da época visigótica, originária da Igreja de Santa Maria do Castelo (v. IPA.00002959).
Planta retangular composta por nave, capela-mor e torre sineira adossada ao lado direito, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas duplas, sendo em coruchéu piramidal de betão, na torre sineira. Fachadas em alvenaria de granito aparente, sendo em cantaria nos corpos da capela-mor e da torre, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a oeste, rematada em empena, alteada relativamente ao nível primitivo, com cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice. É rasgada por portal de verga reta, ladeado por pilastras de fustes almofadados e de capitéis coríntios, por duplo friso e nicho em arco pleno com abóbada de concha, envolvido por aletas; está encimado por óculo oval. Fachada lateral esquerda tem, no corpo da nave, porta travessa entaipada, de verga reta, com pilastras emolduradas e encimado por duplo friso e ornatos curvilíneos, e janela em capialço; no corpo da capela-mor, duas janelas retilíneas, também em capialço. Fachada lateral direita semelhante à anterior no corpo da nave, estando a porta travessa a funcionar; ao corpo da capela-mor, rasgado por duas janelas em capialço, uma delas parcialmente tapada pela torre, adossa-se a torre sineira. Esta evolui em três registos separados por cornijas, a inferior integrando algumas gárgulas de canhão, o primeiro com janelas em duas das faces e porta em arco de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas e de arestas biseladas, estando o segundo rasgado por arcos plenos, correspondentes às ventanas e o terceiro cego. A torre remata em falsos merlões. Fachada posterior cega e rematada em empena. INTERIOR com as paredes em alvenaria de granito aparente, com as juntas pintadas de branco, com coberturas em falsas abóbadas de berço, a da nave rebocada e pintada de branco e assente em frisos e cornijas pintadas de marmoreados fingidos; pavimento em lajeado. Coro-alto sustentado por quatro pilares graníticos, os dois centrais integrando pias de água benta, com a zona central convexa, de madeira, guarda balaustrada e acesso por escadas no lado da Epístola. Junto ao nicho colateral da Epístola, surge a antiga pia batismal, em cantaria de granito formada pela taça em forma de cálice, decorada com círculos concêntricos e quadrifólios. Confrontantes, surgem quatro nichos de volta perfeita, contendo mísulas de cantaria, e confessionários embutidos na parede. Ainda confrontantes, os púlpitos quadrangulares, com bacia em cantaria e assente em consola, com guarda plena de talha pintada de branco, marmoreados fingidos e dourado, com acessos por portas rasgadas nos muros laterais; as cantarias apresentam vestígios de marmoreados fingidos. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, pintadas de marmoreados fingidos e motivos decorativos, compostos por plintos galbados, açafates de flores, concheados, acantos enrolados e flores, ladeado por dois nichos de volta perfeita. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, pintada e reforçada por tirante metálico. Junto ao arco triunfal, a mesa de altar em cantaria de granito, composta por pilar troncopiramidal invertido e por tampo. Sobre supedâneo de cantaria, o retábulo-mor, de talha pintada de marmoreados fingidos e dourada, com corpo côncavo e um eixo definido por seis colunas e seis pilastras em paraestática, as colunas exteriores grupadas, assentes em duas ordens de suportes, as superiores na forma de plintos paralelepipédicos e os inferiores na forma de consolas, todos profusamente decorados com rocalhas, acantos, cartelas e enrolamentos. Nos intercolúnios, mísulas com imaginária. Ao centro, tribuna de perfil contracurvo e remate saliente, contendo trono expositivo de cinco degraus, com o interior pintado de apainelados e com elementos decorativos cenográficos, formando drapeados a abrir em boca de cena, e com cobertura em abóbada de concha. A estrutura remata em cornija, a central contracurva, de perfil borromínico, encimada por elementos vegetalistas. Altar paralelepipédico, com o frontal marmorado, contendo glória de querubins que envolve uma cruz e, por seu turno, rodeada por resplendor. No lado da Epístola, porta de verga reta, rematada por friso e cornija contracurva, com a moldura pintada de marmoreados fingidos, de acesso à sacristia, no piso inferior da torre, com cobertura em abóbada de berço e pavimento lajeado; integra o corpo circular da caixa de escadas.
Materiais
Estrutura em alvenaria e cantaria de granito; modinaturas, pilastras, cunhais, frisos, cornijas, bacia dos púlpitos, mesa de altar, pia batismal, degraus, pavimentos e colunas em cantaria de granito; coberturas e coruchéu da torre em betão; cobertura da capela-mor, portas, folhas dos confessionários e mobiliário de madeira; púlpitos e retábulo-mor de talha pintada e dourada; coberturas em telha cerâmica, de aba e canudo.
Observações
*1 - DOF: Igreja Matriz e Torre anexa, em Sabugal.