Arquitectura industrial. Conjunto de construções em barro vermelho, constituindo um excepcional conjunto de arquitectuta industrial, considerado um projecto arrojado pela sua grandiosidade e monumentalidade.
Planta longitudinal, rectangular, composta por vários corpos rectilíneos, evoluindo em vários pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, rasgada uniformemente por vãos curvos. Fachadas em tijolo de burro com remate em empenas recortadas e coberturas em telhados de duas águas sucessivas. Fachada principal voltada a O. lateral direita a S. lateral esquerda a N. e posterior a E.. O espaço ocupado pela autarquia distribui-se por cinco pisos e inclui a sede dos Serviços de Cultura do Município. INTERIOR composto por espaços diferenciados, tem gabinetes de trabalho da Câmara Municipal, Centro de Congressos com sala de conferências, e algumas salas mais pequenas permitindo organizar eventos distintos; um grande auditório com 737 cadeiras e um pequeno auditório com 255 cadeiras; salas polivalentes, um restaurante com cozinha e despensa e dois bares. As paredes são totalmente revestidas a tijolo de burro nas áresas de circulação e de estar e rebocadas e pintadas nos gabinetes de trabalho e em madeira nos auditórios; tectos falsos.
Materiais
Tijolo de burro; telha Marselha;
Observações
Cais da Fonte Nova- 3810-200 Aveiro; T: + 351 234406481; F: + 351 234406301; E-mail: congressos@cm-aveiro.pt ; Site: www.aveiro.eu/congressos; Pessoa de contacto: Margarida Perrolas