Lagar de vinho, transformado em Museu Rural e Etnográfico. Da antiga adega são visivéis no exterior as mísulas em pedra saliente sob as janelas (*2), e as modinaturas.
Planta rectangular simples, de um só piso; massa simples de acentuada horizontalidade; cobertura homogénea em telhados de 2 águas rematados por duplo beiral. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. As fachadas principal e laterais, apresentam a nível do embasamento, e sob os vãos, mísulas em pedra de número variado que vai de 1 a 3. Fachada principal delimitada por cunhais arredondados, protegidos por frades em pedra é aberta por vãos diferenciados, à esquerda um portão em arco abatido com moldura em cantaria e fecho saliente, ltendo à direita uma janela rectangular emoldurada; acesso principal efectuado através de portão de igual perfil e ladeado por 2 janelos em arco igual aos portões, sem pedra de fecho e à direita janela rectangular igual à do outro extremo. A entrada principal tem no pavimento, junto da soleira a data de MCMXCV, e a nível da verga, duas placas, à esquerda a identificação do espaço "MUSEU REGIONAL E ETNOGRÀFICO" e à direita ..... . Fachada lateral direita de um pano e remate em empena triangular, muito pronunciada, aberta por óculo circular no vértice; parede rasgada por janela em arco pleno com moldura em cantaria e fecho saliente; sob a janela 3 mísulas salientes em pedra. INTERIOR do museu é dividido em três áreas distintas: Sala principal com diversos núcleos com afinidades funcionais; a Cozinha onde se pode assistir ao fabrico do pão (*1) e o Quarto.
Materiais
Alvenaria de pedra e tijolo; portas de madeira; jvidro; telha cerâmica na cobertura.
Observações
*1: O fabrico do pão só é feito por encomenda, devendo esta ser feita no acto da marcação da visita. *2: Estas mísulas teriam a função de suportar os recipientes utilizados para o transporte das uvas