Portal de Cidadania

Jardim Coronel Jaime Filipe da Fonseca

Jardim Coronel Jaime Filipe da Fonseca

O ponto de interesse Jardim Coronel Jaime Filipe da Fonseca encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Leiria no municipio de Leiria e no distrito de Leiria.

Parque Municipal

Planta longitudinal, delimitada a O. pelo rio Liz, a E. pela rua da Comissão da Iniciativa, a S. o largo Camilo Castelo Branco e N. pela Fonte Quente. O parque encontra-se implantado em terreno plano, tendo o lado E. pequeno declive. A fachada principal, a S., delimitada do largo por muro de alvenaria rebocado e pintado de branco, onde se rasga grande portão integrado em estrutura arquitectónica modernista. No interior do recinto pavimentado, bordejado ao longo de toda a alameda junto do rio por altos plátanos, tendo do lado oposto, várias recintos para jogos e parque infantil, divididos por sebes de buxo e gradeamento em rede. No lado E., junto ao campo de ténis, um jardim onde foram colocados algumas esculturas em bronze com a representação de animais que faziam parte das vivências do quotidiano das populações da região: Burro, Cão, Boi e os passarinhos. Nas duas faces laterais da base onde assenta cada uma das esculturas, um painel de azulejos, polícromo com um poema e desenhos alusivos ao animal.

Materiais

Observações

EM ESTUDO. O vereador de Trânsito da Câmara de Leiria, revelou que as obras do LeiriaPolis para retirar o trânsito do centro da cidade vão avançar nas próximas semanas. A requalificação na margem direita do Lis contempla a criação de duas faixas de trânsito, de forma a retirar o tráfego da zona central, criando uma zona pedonal entre a margem esquerda e o castelo. «A obra já foi adjudicada e vai permitir a criação de um grande espaço para peões no centro de Leiria», disse o vereador, referindo que esta é a alternativa à proposta de construção de um túnel chumbada anteriormente. A obra foi adjudicada à Lena, Engenharia e Construções, por 1,8 milhões de euros. A empreitada inclui, também, a requalificação do jardim Coronel Jaime Filipe da Fonseca, a construção de um cais flutuante, a limpeza e desassoreamento do leito do rio. A decisão de avançar com estas obras não é consensual e tem sido recebida com a apreensão por parte dos moradores da zona. A Associação de Defesa do Centro Histórico mostra-se crítica em relação à proposta de pedonalizar a zona, acusando a autarquia de estar a dificultar a vida dos moradores e dos comerciantes. Também a Associação para o Desenvolvimento de Leiria está contra a duplicação de faixas naquela rua, bem como contra a pedonalização. (www.ambienteonline.pt/noticias, 08/03/2005)