Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela das Almas da Areosa

Capela das Almas da Areosa

O ponto de interesse Capela das Almas da Areosa encontra-se localizado na freguesia de Aguada de Cima no municipio de Águeda e no distrito de Aveiro.

Capela barroca e rococó, de planta poligonal composta por nave octogonal, capela-mor rectangular, de lados desiguais, e sacristia incorporada na fachada posterior, no volume da capela-mor. Coberturas interiores diferenciadas em cúpula de oito panos rematada por cupulim na nave e em tecto na capela-mor; iluminação obtida por aberturas em quadrifólio molduradas na nave e capela-mor, e por janela em arco abatido na sacristia. Fachada principal rasgada por vãos em eixo composto por portal em arco abatido ladeado por janelas com o mesmo perfil e por janela também em arco abatido. Fachadas circunscritas por cunhais em forma de pilastra toscana firmados por fogaréus, percorridas por embasamento e remates em entablamento toscano e beiral, com cruz trevada sobre soco, em posição centralizada, nas fachadas principal e posterior. Fachadas laterais, formando um polígono de três faces no corpo da nave, rasgadas por portas molduradas em arco abatido rematadas em friso e cornija. Interior com coro-alto assente em arco de asa de cesto e pilastras em cantaria de onde surgem pias de água benta de bacia semicircular decorada a gomeados, com guarda balaustrada em madeira e com acesso no lado do Evangelho. Púlpitos circulares, confrontantes, com acesso por porta em arco abatido no muro. Retábulo-mor e retábulos colaterais rococó de planta convexa e arco triunfal de volta perfeita.

Planta longitudinal composta por nave de corpo octogonal, capela-mor de corpo rectangular e sacristia incorporada na fachada posterior, no volume da capela-mor, com corpos de lados desiguais. Cobertura diferenciada em telhado de quatro águas sobre a capela-mor e oito abas rematadas por cupulim rasgado por arcos contracurvados, protegidos por vidro, na nave. Fachadas rebocadas e pintadas de branco circunscritas por cunhais em forma de pilastra toscana firmados por fogaréus, em arenito cinzento-avermelhado, percorridas por embasamento e remates em entablamento toscano, do mesmo material, e beiral, com cruz trevada sobre soco, em posição centralizada, nas fachadas principal e posterior. Fachada principal voltada a O., rasgada por portal em arco abatido com moldura dupla recortada, a que se tem acesso por um degrau em cantaria, com cornija contracurvada, troncada inferiormente por pedra de fecho decorada, com a data "1769" em moldura oval com enrolamentos e concheados, ladeada por aberturas em arco abatido, molduradas, que se prolongam inferiormente em avental, protegidas por rede e gradeamento em ferro. Portal encimado por janela em arco abatido com moldura recortada, decorada com berloques nos ângulos superiores, ladeada por aletas decoradas com berloques e concheados. Fachadas laterais formando um polígono de três faces no corpo da nave, semelhantes. Na 1ª face rasgadas por portal em arco abatido com moldura e cornija contracurvada, a face central é cega e a 3ª rasgada por quadrifólio moldurado. No corpo da capela-mor rasgam-se, confrontantes, quadrifólios, surgindo na fachada lateral direita um segundo vão correspondente a janela em arco abatido moldurado prolongando-se em avental. Fachada posterior rasgada por pequeno orifício circular com bacia semicircular, encimado por janela em arco abatido, com características semelhantes às janelas das restantes fachadas, mas de maiores dimensões. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com as faces laterais da nave delimitadas por pilastras encimadas por entablamento troncado por arco de volta perfeita sobre a janela do coro-alto. Cobertura da nave em cúpula de oito panos com os arcos em cantaria, com tirantes em ferro formando cruz de onde pende um candelabro circular e pavimento em lajeado de mosaico avermelhado. Coro-alto assente em arco de asa de cesto e pilastras em cantaria de onde surgem pias de água benta de bacia semicircular decorada a gomeados, com guarda balaustrada em madeira e acesso por abertura do lado do Evangelho. Incorporadas na espessura do muro da nave, no rasgo das portas laterais, escadas de acesso ao coro-alto (Evangelho) e escadas confrontantes de acesso aos púlpitos. Estes são circulares, assentes em mísula de cantaria gomeada com guarda de madeira semelhante à do coro-alto e acesso por porta em arco abatido e rematada por friso contracurvado. Incorporada na espessura do muro da janela quadrilobada do lado do Evangelho, sineira em estrutura de madeira. Arco triunfal em cantaria, em arco de volta perfeita almofadada assente em pilastras toscanas com fustes almofadados, com pedra de fecho decorativa ladeado por capelas colaterais, confrontantes, dispostas em ângulo, com arco de estrutura semelhante a este, que abrigam retábulos de talha policromada idênticos entre si dedicados a São Martinho (?) (Evangelho) e a Nossa Senhora da Conceição (Epístola). Capela-mor elevada por dois degraus em cantaria, com cobertura em falsa abóbada de berço rebocada e pintada de branco e pavimento semelhante ao da nave coberto na quase totalidade por alcatifa vermelha. Retábulo-mor em talha policromada de planta convexa e três eixos sendo o central delimitado por duas colunas coríntias de fuste liso com o terço inferior marcado assentes em duas ordens de plintos, os inferiores paralelepipédicos e almofadados e os superiores cúbicos estriados. Tem no eixo central tribuna profunda com trono de exposição e face a este soco com imaginária e interior com falsa abóbada de berço dividida em 15 caixotões com fundo pintado de branco pontuado de estrelas douradas, e remate em arco contracurvado delimitado por moldura, encimada por resplendor com delta luminoso e querubins e troncada no nível inferior, em posição centralizada, por painel contracurvado que abriga a representação das Almas do Purgatório em pintura, ladeado por ornatos concheados. Integrando a estrutura do banco, sacrário encimado por cornija e frontão de perfil contracurvado de inspiração borromínica. Eixos laterais com painéis moldurados divididos por pilastra decorativa. Remate do retábulo em cornija e frontão interrompido ao centro por arco de perfil contracurvado de inspiração borromínica. Espaldar com painel decorativo ao centro ladeado por ornatos concheados e delimitado por moldura de perfil semelhante ao arco do frontão. Sobre frontão interrompido anjos de vulto. Face ao retábulo-mor, mesa de altar de madeira com os pés espiralados ladeada, do lado do Evangelho por atril em madeira. No lado da Epístola, incorporado na espessura do muro, pequeno nicho de alfaias monólito, em cantaria, concheado. Na parede testeira, incorporando a estrutura do retábulo-mor, sob os painéis dos eixos laterais, portas com tarjas com inscrição, encimadas por molduras com inscrição, decoradas com um pendente e rematadas por cornija angular, dão acesso a pequena arrecadação (Evangelho) e à sacristia (Epístola). Sacristia percorrida por azulejos de padrão monócromo azul sobre fundo branco formando silhar rematados por friso de padrão idêntico, com tecto falso de madeira e pavimento em ladrilho cerâmico. Na parede testeira lavabo de calcário com pequena pia de remate trilobado e ornato concheado, encimada por espaldar com remate interrompido por arco em volta perfeita, onde surge mascarão encimado de pequeno nicho semicircular moldurado, em forma de concha.

Materiais

Arenito, calcário, telha, madeira, lajeado de mosaico, azulejo.

Observações