Casa unifamiliar Arte Nova, de planta rectangular simétrica, fachadas de dois pisos e cobertura exterior diferenciada em telhado de quatro águas com águas-furtadas.
Planta rectangular simples com coincidência exterior/interior; massa simples disposta horizontalmente. Cobertura diferenciada em telhado de quatro águas com águas furtadas. Fachadas de dois pisos divididos por cornija simples, com embasamento pouco saliente e remate feito por uma cornija simples encimada por platibanda. A fachada principal virada a N. tem três panos definidos por pilastras salientes, correspondendo o pano central à porta de entrada e às duas janelas imediatamente a seguir e os outros dois panos, às duas janelas mais afastadas sendo no total rasgada por seis janelas de batente de duas folhas com bandeira rectangular e caixilharias de madeira no piso térreo e por sete no piso superior. Todos os vãos encontram-se distribuídos simetricamente a partir do centro e emoldurados por cantaria rectangular de pedra. INTERIOR: A planta rectangular do imóvel é dividida longitudinalmente por um corredor central de acesso às diversas divisões da residência entrada da habitação é seguida de um vestíbulo com acesso ao corredor central e do lado esquerdo uma escadas de madeira com guarda de madeira permitem o acesso ao piso superior. O pavimento do vestíbulo é em azulejos cerâmicos com formas geométricas de tons cinza, com rodapé cerâmico e trabalhos de marmoreado no estuque de revestimento das paredes. A cobertura interior é em ripado de madeira. No piso térreo, o corredor tem pavimento idêntico ao do vestíbulo da entrada bem como a cobertura e o trabalho de marmoreado nas paredes. As portas de acesso aos vários compartimentos deste piso são todas trabalhadas para darem um efeito de pele de leopardo e de madeiras exóticas e quase todas as divisões deste piso têm chão de madeira, rodapés de madeira e trabalhos floreados em estuque e pequenas pinturas nas paredes, e as coberturas são de madeiras escuras, há excepção das cozinhas que ficavam viradas para o lado posterior da casa, uma a E. e outra a O. e possuíam pavimentos e rodapés cerâmicos, as paredes eram de estuque pintados de azul turquesa e revestidas a azulejo cerâmico nas zonas dos lavatórios, cada uma com uma grande lareira de estilo alentejano. No piso superior, o corredor tem pavimento de tijoleira, o trabalho de marmoreado no estuque das paredes é muito mais simples e a cobertura é em ripado de madeira de tom claro. As portas são simples de madeira com bandeira e os diversos quartos têm chão de tacos de madeira ou simplesmente tijoleira, rodapés de madeira e paredes revestidas a estuque apenas pintadas de uma única cor. Cobertura em ripado de madeira pintado de creme.
Materiais
Pedra calcária (cantaria); Estuque pintado e trabalhado (revestimentos interiores); tijoleira (pavimentos); telha cerâmica (cobertura); ladrilho cerâmico (pavimentos); azulejo tradicional (revestimento); vidro simples (janelas); alvenaria mista; madeira (vãos, pavimentos e coberturas interiores)
Observações