Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa Lencastre

Casa Lencastre

O ponto de interesse Casa Lencastre encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Casa nobre revivalista neogótica e neomanuelina, de planta rectangular com corpo torreado, apresentando cunhais com contrafortes escalonados. As modinaturas estão muito decoradas, com canopos, cogulhos, frisos vegetalistas e geométricos, bandas lombardas. Possui vários balcões e elementos influenciados pela arquitectura militar, como guarita. Possui vários elementos heráldicos de D. João II, revelando que o proprietário é seu sucessor directo.

Planta rectangular simples, com vários corpos escalonados de coberturas diferenciadas a quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de cor salmão, percorridas por alto soco de cantaria e flanqueadas por cunhais do mesmo material, rematando em friso, pontuado por conchas, cachorrada, que sustenta cornija e beirada simples, mas muito saliente. Fachada principal virada a S., composta pelo corpo principal e por corpo torreado no lado esquerdo. O corpo principal possui três pisos, o inferior com portal saliente em cantaria, com vão em arco apontado e revestido a silharia fendida, rematando em cornija contracurva e com grupo escultórico representando o pelicano a alimentar os filhos. É ladeado por bíforas com molduras e peitoris comuns em cantaria, que se prolongam inferiormente, formando falsos brincos. No piso intermédio, um balcão sustentado por mísulas duplas, formando dez arcos de volta perfeita, dois deles geminados, sustentados por oito colunas. Para o balcão, abrem três portas-janelas de verga recta. No piso superior, cinco pequenas bíforas com molduras comuns. No lado direito, pequeno corpo saliente, torreado, assente em mísula de cantaria e rasgado por frestas com cobertura em coruchéu cónico. No lado esquerdo, corpo torreado, com cobertura a quatro águas, rasgado por porta em arco apontado, encimado por balcão assente em quatro mísulas com cobertura de três águas, formando dois arcos geminados, assentes em duas colunas e com espelho profusamente decorado. Para ele, abre porta-janela de verga recta. No piso superior, janela de três lumes divididos por colunelos, encimada por banda lombarda e friso fitomórfico. Fachada lateral esquerda, virada a O., marcada pelo corpo torreado, sustentado por contrafortes de ângulo escalonados, rasgado por um eixo de quatro vãos sobrepostos, o inferior correspondente a janela jacente, os superiores com janelas de varandim com verga em canopo, surgindo, no topo, janela de três lumes, semelhante à da fachada principal. Fachada lateral direita, virada a E., com duas janelas por cada piso, as duas inferiores de varandim e formando canopo, sendo as superiores rectilíneas e com molduras de cantaria. No ângulo direito, a pedra de armas. Fachada posterior com cinco janelas por piso, semelhantes às anteriores.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; modinaturas, colunas, balcões, mísulas, contrafortes, cornijas, bandas, frisos, guardas, pedra de armas em cantaria de calcário; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Observações

EM ESTUDO