Portal de Cidadania

Escola Primária de Gemunde

Escola Primária de Gemunde

O ponto de interesse Escola Primária de Gemunde encontra-se localizado na freguesia de Castêlo da Maia no municipio de Maia e no distrito de Porto.

Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola primária do projeto Tipo Oficial XXV - N.º 46 - Norte, ampliado para duas salas de aula. Planta retangular, de um piso, composto por duas salas de aula, gabinete do professor, vestíbulo antecedido por alpendre saliente, sustentado por pilares de cantaria, e, na fachada posterior, alpendre assente em pilares, integrando instalações sanitárias. As salas de aula são iluminadas por amplas janelas, sublinhadas por friso de cantaria.

Planta retangular irregular, composta por duas salas de aula, alpendre na fachada principal e recreio coberto, integrando sanitários na fachada posterior. Massa horizontal, de volumes escalonados com coberturas de quatro águas nas salas e três nos alpendres. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas inferiormente por frestas de arejamento, sobrepostas por frisos de granito, encontrando-se atualmente parcialmente tapadas pela subida do passeio, rematadas por beirado simples. Fachada principal virada a S., marcada por corpo central que corresponde ao alpendre, sustentado por duas colunas de secção quadrangular, de granito, assentes sobre murete com remates em granito aparente. Acede-se ao alpendre de ambos os lados por degraus de granito. Em cada sala de aula, rasgam-se três janelas retilíneas, sublinhadas por friso de cantaria inferior e superiormente. Fachadas laterais, cegas. Fachada posterior marcada por alpendre, sustentado por oito pilares de cantaria, de secção quadrangular, rasgada por duas portas de verga reta e uma janela central. INTERIOR rebocado e pintado, criando um vestíbulo que articula o acesso às salas, e gabinete do professor.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada de branco; pilares, degraus, patim e frisos das janelas em cantaria de granito; portas exteriores e janelas em alumínio; grades e portões em ferro; portas interiores em madeira de pinho; pavimento cerâmico e em soalho de pinho; tetos em fasquio rebocados e pintados; vidro simples nas janelas; cobertura de telha marselha.

Observações

EM ESTUDO.