Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio Sousa Alte e Espargosa

Palácio Sousa Alte e Espargosa

O ponto de interesse Palácio Sousa Alte e Espargosa encontra-se localizado na freguesia de Avenidas Novas no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial barroca, pombalina e romântica. Palácio de planta longitudinal composta pela justaposição de 4 corpos rectangulares, com fachadas caracterizadas por organização e recurso a vocabulário arquitectónico característico de diferentes momentos estilísticos, dos quais se destaca o corpos axial, pela maior imponência e remate em frontão triangular.

Planta longitudinal, composta pela justaposição de 4 corpos rectangulares, volumetria escalonada, e a cobertura efectuada por telhados a 2, 3 e 5 águas, rasgado por clarabóia. Soco em cantaria e superfície murária em reboco pintado e abertura de vãos com emolduramento de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a E., composto por 5 corpos separados por pilastras e cunhais de cantaria, dos quais se destaca o axial, de tratamento diferenciado e coincidente com o acesso principal. Piso térreo integralmente revestido a cantaria e rasgado por portal inscrito em arco abatido que, ladeado por 2 janelas de peito de verga recta, é emoldurado por pilastras encimadas por mísulas que servem de apoio a varanda (de base contracurvada e guarda em ferro forjado) que guarnece as 3 janelas de verga curva e ática destacada no andar nobre. O conjunto é superiormente rematado por frontão triangular com tímpano com composição escultórica. Nos 2 corpos colaterais (de menor pé-direito a S. e com piso parcialmente enterrado no respectivo alçado posterior), piso térreo vazado por janelas de peito com emolduramento simples de cantaria encimadas, ao nível do andar nobre, por janelas de sacada individualmente servidas por varandins com guarda em ferro forjado - de verga recta destacada e guarda de varas com anel a meia altura no lado S., e de verga recta sobrepujada por ática triangular no lado oposto. O corpo do extremo S., limitado ao piso térreo e a definir o gaveto da propriedade em ângulo boleado, apresenta remate em platibanda de balaústres ritmados por plintos com vasos, o qual circunscreve terraço ajardinado. INTERIOR: vestíbulo de planta rectangular e tecto de masseira em estuque animado por 2 lanços de escadas divergentes guarnecidos por balaustrada em cantaria - com muro de topo animado por nicho com figuração escultórica de Camões - conducentes a 2 vãos de volta perfeita em cantaria, a partir dos quais se processa a circulação e distribuição da compartimentação interna, directamente comunciante entre si e organizada em diferentes zonas habitacionais (*1). Pelo lado N., acede-se ao andar nobre através de uma 2ª escadaria de lanços opostos, cujo patamar intermédio se articula com um jardim de Inverno em corpo de planta quadrada adossado ao alçado posterior.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos

Observações

*1 - o edifício encontra-se compartimentado em diferentes zonas.