Observatório Astronómico construído pelo Estado em meados do séc. 20, com planta semi-oval, composto por estrutura metálica revestida com persianas de madeira, rasgada ao centro por duas portadas rolantes que deslizam sobre carris metálicos, permitindo a observação dos astros. Apresenta características semelhantes ao observatório de Berlim.
Edifício de planta retangular, composto por fundações em alvenaria e paredes, com cerda de cinquenta centímetros de elevação acima do solo, também em alvenaria, onde assenta estrutura metálica semi-oval, coberta exteriormente por persianas de madeira. Apresenta duas portadas rolantes na direção E/O, sobre carris, que permitem a abertura de uma fenda com cerca de três metros de largura, para observação dos astros no meridiano. INTERIOR com soalho e rodapé de madeira e estrutura metálica, com portas e e janelas exteriormente também revestidas com persiana de madeira.
Materiais
Fundações e paredes de elevação até 0,50 m em alvenaria; estrutura metálica em perfis normais de ferro zincado, com parede dupla de chapa de ferro zincada; revestimento com persianas de madeira de castanho; pavimento e rodapé em soalho de pinho; estrutura dos carris em ferro.
Observações
Os edifícios projetados compreendiam: edifício principal, casa do guarda com pórtico de entrada, barraca observatório para o instrumento de passagens no meridiano, abrigo da mira N., abrigo da mira S. e aparelho da equação pessoal, pequena cúpula para o teodolito.