Portal de Cidadania

Capela de Nossa Senhora das Neves

Capela de Nossa Senhora das Neves

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora das Neves encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide no municipio de Montalegre e no distrito de Vila Real.

Capela de construção quinhentista, com planta rectangular e espaço único, com pinturas murais na parede testeira, as quais onstituem um dos melhores exemplos de pintura mural da segunda metade do séc. 16.

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhados de duas águas, terminadas em beirada simples. Fachadas em cantaria aparente, com as juntas tomadas e pintadas de preto. A principal surge virada a noroeste, de cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, sobre acrotérios, terminada em empena, com friso e cornija, truncada por sineira, com arco de volta perfeita sobre pilaras almofadadas e ornada de volutas, sobreposta por cruz metálica. É rasgada por portal de arco abatido, inscrito, e rematado em cornija, e por óculo circular. As fachadas laterais, são cegas e terminam em cornija e a posterior em empena. INTERIOR de espaço único. Na parede testeira apresenta pinturas murais organizadas em três panos, com representação do milagre de Nossa Senhora das Neves, a fundação da Igreja e, possivelmente, a vida de São Roque.

Materiais

Observações

EM ESTUDO. *1 - A Zona Especial de Proteção da capela é conjunta com a do Paço de Vilar Perdizes (v. PT011706280015).