Capela setecentista de planta rectangular totalmente coberta com tectos, fachada principal em empena, porta de lintel abatido e óculo central polilobado, com sineira de ventana simples sobre a fachada lateral.
Planta composta por nave e capela-mor rectangulares, disposição horizontal das massas formando 2 volumes com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. Fachadas brancas rebocadas, percorridas por embasamento de granito aparente e remate em cornija sobre friso. Cunhais sublinhados por pilastras coroadas com pináculos piramidais de remate esférico sobre plintos altos. Fachada principal virada a S. com remate em empena coroada por cruz latina, porta central com lintel abatido e enrolamentos de volutas laterais sobrepujada por óculo de recorte polilobado. No centro da fachada lateral E. da nave abre-se uma janela de rampa de moldura rectangular com os ângulos cortados, e outra mais pequena, do mesmo tipo, junto à cornija, para iluminação do coro-alto. Sobre a cornija uma sineira de vão em arco pleno moldurado sobre pilastras, encimada por pináculos piramidais e cruz latina central. Do mesmo lado, abre-se na fachada da capela-mor uma janela do mesmo tipo e uma porta de lintel abatido com acesso por dois degraus exteriores. Fachada posterior cega, em empena, coroada por cruz latina. Do lado O. as fachadas são cegas. Interior de espaço diferenciado com articulação sublinhada por arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras com imposta moldurada. Nave com pavimento de mosaico cerâmico, paredes brancas rebocadas com rodapé cerâmico e tecto de dois planos de madeira envernizada. Pia de água benta de moldura em gomos, à entrada, do lado direito, arrancando do lado oposto escada de dois lanços de acesso ao coro-alto, apoiado em mísulas laterais, possuindo soalho e balaustrada de madeira envernizada. Do lado do Evangelho um púlpito rectangular de base moldurada assente em mísula e escadas de pedra de degraus embutidos na parede, com balaustrada de madeira envernizada. Capela-mor de pavimento de mosaico cerâmico idêntico ao da nave e supedâneo de granito com acesso por 3 degraus centrais, paredes brancas rebocadas com rodapé cerâmico e tecto de dois planos de madeira envernizada. Altar de frontal de talha dourada e pintura marmoreada em tons de verde, sobrepujado por retábulo de talha dourada e verde numa composição simples de cornija moldurada assente em 2 colunas espiraladas, tendo no terço inferior ormamentação vegetalista, aves e cabeças de anjinho.
Materiais
Estrutura e supedâneo de granito, cobertura em telha de tipo marselha em betão preto, pavimento em mosaico cerâmico, coro-alto, balaustrada do púlpito, retábulo e tectos de madeira.
Observações