Arquitectura religiosa, vernácula e maneirista. Capela de espaço único, antecedida por um alpendre aberto por arcadas de volta perfeita, com sacristia adossada à fachada lateral direita, com coberutra interna recente, em contraplacado, formando caixotões, escassamente iluminada pela janela e fresta rasgada nas fachadas laterais, junto ao altar-mor. Fachada principal em empena recta, segundo um esquema típico na zona, rasgado por portal de verga recta e moldura simples. Fachadas rematada sem friso de betão e beirada simples, a lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga recta e moldura simples em cantaria. Interior despojado, possuindo, sobre supedâneo de três degraus centrais, executado, provavelmente na primeira metade do séc. 18, um retábulo de talha pintada, maneirista, de planta recta e três eixos, definidos por colunas coríntias e ornadas por grotesco, possuindo painéis pintados.
Planta longitudinal simples, com espaço único, antecedido por alpendre, tendo, adossada à fachada lateral direita, uma sacristia de porte razoável, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e sacristia e de quatro no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de amarelo e rematadas em friso de betão e beirada simples. Fachada principal virada a O., em empena recta, antecedida por alpendre bastante desenvolvido, aberto nas três faces por arcos de volta perfeita, assentes em impostas salientes e em panos de muro, protegidos por grades metálicas, assentes em pequeno murete de xisto com duas portadas do mesmo material; adossado ao pano de muro do lado esquerdo, surge um púlpito exterior, em alvenaria de xisto, com acesso por escadas do lado esquerdo, e com guarda metálica, pintada de verde. O interior do alpendre possui cobertura de dois panos, rebocados e pintados de branco, pavimento em xisto e percorrida por azulejo de padrãop 2x2 policromo, encimado por barra, a que se adossam bancos de xisto, com as juntas pintadas de branco. A fachada é rasgada por portal de verga recta e moldura simples em cantaria de granito, encimado por painel de azulejo policromo a representar um "Pentecostes". Fachada lateral esquerda, virada a N., rasgada por porta travessa de verga recta e moldura simples em cantaria de granito, e por pequena janela rectangular, protegida por grades, a iluminar a zona do altar-mor. Fachada lateral direita, virada a S., marcada pelo corpo da sacristia, rasgado, na face O., por porta de verga recta com moldura em cantaria de granito e fresta, tendo a face S. rematada em empena e cega; no corpo do templo, surge pequena fresta a iluminar a zona do altar-mor. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por faixa de cor cinza, com pavimento em tijoleira, excepto na zona do supedâneo, em xisto, e tecto de contraplacado, em caixotões. Sobre supedâneo de três degraus centrais, o retábulo-mor, de talha pintada de rosa, branco e dourado, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas, as exteriores coríntias e as interiores com os fustes ornados por grotesco, assentes em plintos paralelepipédicos, ornados por querubins, que sustentam friso, ornado por querubins e festões, e uma cornija, constituindo o remate. Ao centro, pequeno nicho com abóbada de concha, encimado por painel pintado com o anagrama de Cristo, rodeado por glória e línguas de fogo, protegido por falsos drapeados de madeira, a abrir em boca de cena. Os eixos laterais possuem painéis pintados a representar o "Baptismo de Cristo" e a "Anunciação". Altar paralelepipédico, com frontal tripartido, pintado a imitar drapeados.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista e betão; modinaturas em cantaria de granito; púlpito e pavimentos em xisto; grades e guarda do púlpito em ferro forjado; portas e retábulo de madeira; tecto em contraplacado; janelas com vidro simples; cobertura com telha; alpendre com silhares de azulejo industrial.
Observações