Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de Amareleja no municipio de Moura e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, popular, vernácula. Capela de nave única, abobadada com capela-mor quadrada coberta por domo assente em pendentes, correspondendo a uma tipologia corrente na arquitectura popular do Alentejo; exterior de grande austeridade, destacando-se o campanário, e interior despojado, apenas com a cúpula decorada com argamassas relevadas.

Planta longitudinal, regular, composta por nave rectangular e capela-mor mais estreita, quadrada. Volumes articulados com cobertura exterior homogénea em telhado de três águas. Fachada principal virada a S. de um só pano revestido a reboco tirolês pintado a creme, assente em soco revestido a mármore, definido por cunhais estreitos de argamassa pintada a branco, encimados por cornijas mais largas de argamassa, rematado superiormente em empena coroada por campanário de tijolo de remate em empena encimada por três plintos e rasgado por olhal em arco de volta perfeita; portal de verga recta com moldura de argamassa e verga saliente, mais alta e encimada por cornija de argamassa, encimado por óculo circular com moldura de argamassa, sobrepujado por registo de azulejos polícromos, representando Santo António com o Menino. Fachada lateral E. com nave de um só pano cego, revestido a reboco tirolês pintado a creme, assente em soco revestido a desperdícios de mármore, definido por cunhais estreitos de argamassa pintada a branco e rematado superiormente por cornija e beirado, tendo à direita, ligeiramente recuada a capela-mor de um só pano rematado por beirado, definido à direita por contraforte, tendo uma instalação sanitária adossada. INTERIOR: de nave única coberta por abóbada de berço assente em cornija; ao longo de todas as paredes interiores corre um silhar de azulejos azuis e brancos de padrão de 2 x 2, de fabrico industrial, rematado superiormente por cercadura; a porta principal é encimada por óculo com caixilharia quadrada; do lado do Evangelho destaca-se uma pia de água benta de cantaria semi-esférica. Arco triunfal de volta perfeita com moldura de argamassa assente em pilastras apoiadas em degrau, ladeado por mísulas de cantaria. Capela-mor coberta por cúpula assente em cornija, sobre pendentes, decorada com argamassas relevadas que formam um medalhão circular, ao centro, preenchido por um resplendor, ladeado por seis molduras formando gomos, a cornija é interrompida sobre a parede testeira onde as extremidades se apoiam em galhos com folhagens, enquadrando um cíngulo formando arco em asa de cesto, encimado por um livro aberto onde se lê, na página da esquerda " SAPIENTE / FILIO PA / TER GLO / RIA TUA / 1849 " e na da direita " HOC ETIR / ANTONIO / DICEME / COMMEN / DATUR " enquadrado superiormente por duas volutas que nascem dos limites da cornija e terminam ao centro numa folha de acanto; sobre esta composição rasga-se ao centro da parede um nicho em arco abatido assente em impostas, onde se destaca um sacrário de talha pintada a branco; do lado do Evangelho abre-se uma fresta.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e pintadas; campanário de alvenaria de tijolo aparente; cobertura em telhado de telhas de canudo; porta e caixilharias de madeira, vidro; soco de desperdícios e placas de mármore; registo de azulejos polícromo; pavimento de mosaicos, silhar de azulejos de padrão de fabrico industrial, pia de água benta de cantaria, sacrário de talha pintada.

Observações