Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Paço de Melo

Paço de Melo

O ponto de interesse Paço de Melo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Melo e Nabais no municipio de Gouveia e no distrito de Guarda.

Casa nobre com planta em L. Fachada principal rasgada por 2 portas de acesso e janelas com vãos em arcos pleno ou abatido, comportando a capela de nave única, com entrada através de arco a pleno centro, ladeado por colunas e rematado por frontão triangular. Ausência de elementos decorativos, excepto na torre sineira, com motivos concheados e volutados, tendo coroamento piramidal. Conjugação de elementos típicos de várias épocas cronológicas, como os merlões que coroam o muro da cerca, com perfil de voluta, sem significativa expressão estilística. Integração de elementos da arquitectura popular. Acesso ao segundo piso através de lanço de escadas formando balcão. Por baixo da torre sineira tinha uma capela dedicada à Nossa Senhora da Paz.

Conjunto de disposição horizontal, composto pelo muro da cerca, Capela do Sr. do Calvário, ruínas do edifício do Paço e torre. O muro da cerca encontra-se orientado a N., com 2 registos, compreendendo a fachada da capela e uma ala do Paço. Possui 5 janelas em arco abatido, janela de sacada, portal em arco pleno encimado por pedra de armas *1. É coroado por merlões de face rectangular formando enrolamento,tendo no topo NE. pedra de armas *2. A Capela do Calvário destaca-se do enfiamento do muro por 1 ligeiro ressalto, tendo planta rectangular com cobertura a 2 águas, sobre cornija. A fachada principal, orientada a N., tem 1 portal em arco pleno com inscrição *3 e ladeado por 2 colunas, que se prolongam em arquivolta. Coroamento de frontão angular revestido por painel azulejar, ladeado por pináculos piramidais. Existência de pedra de armas no cunhal NE. *4. Alçado O. com porta rectilínea, sendo os demais alçados cegos. Interior de nave única, com cobertura de madeira e pavimento lajeado. As ruínas do Paço desenvolvem-se numa planta em L irregular, com coberturas diferenciadas a 3 águas, sobre cornija. Uma das alas, tem alçado N. com 3 registos, tendo no 1º porta e, no 2º, no enfiamento desta, janela. O 3º possui 2 janelas rectas de guilhotina, com 4 mísulas laterais, e 2 janelas de sacada. Todos os vãos possuem 1 perfil e molduras rectilíneos. Alçado O. com 2 registos, revestido com vegetação cerrada e parcialmente desmoronado. Alçado E. tem igualmente 2 registos, o 1º com 2 portas rectas, 2 frestas e lanço de escadas, tendo o 2º 7 janelas de lintel recto, com 4 mísulas laterais. A outra ala tem também 2 pisos, compostos, no alçado N. por lanço de escadas e pilar de apoio ao balcão, 2 portas de lintel recto no 1º, e no superior 2 portas e 2 janelas de lintel recto, janela de sacada com o mesmo tipo de lintel, mais largo que as ombreiras. Este alçado encontra-se parcialmente desmoronado. No alçado S., surgem 2 portas rectas, tendo, no 2º registo, janela em arco abatido, janela de sacada recta encimada por friso e 3 janelas rectas. Também este se encontra parcialmente desmoronado. O alçado E. tem, no palno superior, porta em arco pleno. O interior encontra-se desmoronado, vislumbrando-se alguns pavimentos em soalho e tectos planos. A torre sineira, no ângulo SE., tem planta quadrada, sem aberturas, à excepção de porta no alçado S.; a sineira, em arco pleno, é rematada por volutas merlões volutados, tendo coroamento piramidal com fogaréu e catavento de ferro.

Materiais

Granito; cantaria, alvenaria; betão; madeira; ferro aparelho isódomo; revestimento inexistente, reboco; telha de canudo.

Observações

*1- armas dos Melos: 6 besantes. *2 - escudo sextavado: armas de Portugal; quadrifólio, 5 estrelas, castelo, flores-de-lis e 6 besantes. *3 - "O SR.MANOEL DOLIVEIRA.FR EIRE. MANDOV FAZER ESTA OBRA". *4 - escudo esquartelado com armas dos Melo, Freire, Machado e Oliveira. *5 - a cerca integra ainda um pombal circular.