Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ponte sobre o Rio Cávado

Ponte sobre o Rio Cávado

O ponto de interesse Ponte sobre o Rio Cávado encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Barcelos no municipio de Barcelos e no distrito de Braga.

Ponte de arco, de construção medieval, com tabuleiro plano assente sobre cinco arcos quebrados, desiguais. Os arcos centrais são quase de volta perfeita o que indica características góticas ainda muito ténues, com influências ainda do românico. No séc. 14 terá sido construída uma grande torre defensiva, no lado de Barcelos. Entre os arcos possui talha-mares, a montante, e contrafortes, a jusante. Durante o séc. 17 terá sido alargada, tendo sido colocada cachorrada de suporte das laterais do tabuleiro. Guardas de ferro oitocentistas. Esta ponte, das grandes primeiras obras a serem feitas em Barcelos na Idade Média, foi essencial para mudança de eixos viários na velha vila medieval, anteriormente desenvolvidos em direcção ao Largo do Apoio, determinando a implantação dos edifícios mais importantes e emblemáticos de Barcelos, junto a esta, nas margens do rio.

Ponte de tabuleiro plano assente sobre cinco arcos quebrados, desiguais, com aduelas estreitas, sendo de maior amplitude, mais altos e quase plenos, os que se situam no meio da ponte. Alguns dos arcos são reforçados por tirantes de ferro, a jusante, o arco central, e a montante também o central e o primeiro do lado N.. Possui entre os arcos, quatro talha-mares, a montante, e quatro contrafortes, a jusante. Aparelho isódomo em cantaria de granito. Tabuleiro assente lateralmente em cachorrada, com condutas de água, abaixo desta, a montante, guarda vazada de ferro e pavimento em asfalto, com estreitos passeios pedonais lateralmente.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; pavimento em asfalto; guardas e tirantes de ferro.

Observações

Segundo o Abade do Louro (DOMINGOS, 1867) antes de existir a ponte passava-se o rio através de uma barca chamada "Barca celi", ou seja "Barca do céu", devido ao nome primitivo do rio Cávado ser Celano; segunda a lenda se uma grávida e o pai da criança se deslocarem à ponte, em vésperas do parto, esperarem até à meia noite e convidarem o primeiro homem que passar para padrinho, aspergindo de seguida o ventre com água e um ramo de oliveira, a criança nascerá robusta e saudável; *1 - essa inscrição encontra-se hoje em dia colocada na plataforma onde assenta o edifício do Paço Ducal, virada para a ponte; *2 - a cabeça da estátua de Barcelos encontra-se colocada numa mísula no Paço Ducal.