Portal de Cidadania

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de Aldeia da Ponte no municipio de Sabugal e no distrito de Guarda.

Capela seiscentista, de planta retangular composta por nave antecedida por alpendre fechado e capela-mor mais estreita, com coberturas interiores de feitura recente, em duas abas, iluminada unilateralmente no corpo da capela-mor por janela em capialço, rasgada na fachada lateral esquerda. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em três eixos compostos por portal em arco abatido, de construção setecentista, encimado por cornija angular, e por dois postigos. Fachadas com cunhais em cantaria e rematadas em cornijas. Interior com arco triunfal de perfil abatido e irregular, dando acesso à capela-mor com simples mesa de altar.

Planta retangular composta por nave, antecedida por alpendre, e capela-mor mais estreita, de volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorrida por soco de cantaria na capela-mor e na fachada principal, e por faixas pintadas no corpo da nave, flanqueadas por cunhais em cantaria, de aparelho isódomo, e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a NE., antecedida por alpendre fechado por murete em cantaria de granito aparente, onde assentam os pilares de suporte, em número de oito, com os extremos de secção quadrangular e a zona interior facetada, que sustentam vigas de betão e a cobertura a duas abas; tem acesso frontal e pavimento em lajeado. A fachada remata em empena, rasgada por portal em arco abatido com moldura simples e remate em cornija angular, protegido por duas folhas de madeira em falsos almofadados, pintadas de cinza; está ladeado por dois postigos retilíneos com molduras simples em cantaria e protegidos por grades metálicas pintadas de cinza. Fachada lateral esquerda rasgada por janela retilínea e em capialço no corpo da capela-mor. Fachada lateral direita cega. Fachada posterior cega, rematada em empena, alteada relativamente ao nível da cornija, com cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice. Sobre esta é visível a empena do arco triunfal, igualmente ampliado em altura. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo, com coberturas em duas abas, rebocadas e pintadas, e pavimento em lajeado de granito. Arco triunfal de perfil abatido e irregular, com as juntas pintadas de branco. Capela-mor elevada por um degrau, possuindo mesa de altar e ambão em cantaria de granito, surgindo, na parede testeira, mísula com imagem.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; coberturas com vigas de betão; cornijas, cunhais, socos, pilares, pavimentos, mesa de altar, ambão e mísula em cantaria de granito; porta de madeira; postigos com grades metálicas; silhares de azulejo industrial; cobertura exterior em telha cerâmica.

Observações