Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja e Ruínas Romanas de Santana do Campo

Igreja e Ruínas Romanas de Santana do Campo

O ponto de interesse Igreja e Ruínas Romanas de Santana do Campo encontra-se localizado na freguesia de Arraiolos no municipio de Arraiolos e no distrito de Évora.

Capela maneirista e barroca de uma nave, integrando um edifício romano, que não se pode deduzir, pela análise dos vestígios visíveis, ter sido um templo, apresenta grandes blocos de silharia granítica almofadada, estruturando-se em poderosos pilares numa sequência ritmada, denunciando uma época mais remota do que aquela que lhe tem sido atribuída.

Edifício de planta rectangular centralizada, composta pela articulação horizontal de nave e ábside, com cobertura homogénea de telhado de duas águas para os dois elementos, que de resto se articulam em continuidade plena. Fachada principal virada a O., rasgada pelo vão do pórtico de cantaria granítica esquadriada, com o lintel datado de 1715, sobre o qual o paramento cego é ornamentado com tabela ovalada de estuque, com a data de 1884; remate triangular definido pelo pendente dos beirados. As fachadas N., S. e E. são marcadas por sequências de gigantescos pilares graníticos de silharia almofadada, com secção quadrada, que parecem reforçar e ornamentar os paramentos de imponente construção romana, que devem andar embebidos no revestimento de alvenaria do templo cristão.

Materiais

Alvenaria, silharia e cantaria granítica

Observações

*Não se conhece qualquer afectação do lugar ao topónimo São João de Campo; chamou-se primitivamente Santana da Franzina e agora Santana do Campo.