Arquitectura religiosa barroca e neoclássica. Capela de planta longitudinal, com nave única. Fachadas enquadradas por cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais com bola. Portal principal de verga recta, ladeado por duas janelas quadrangulares, retamtado por entablamento com fresta de arejamento, encimado por frontão triangular. Interior com guarda do púlpito plena, com marmoreados, sendo ainda visível a balaustrada de bolacha barroca, embebida na guarda. Retábulo-mor neoclássico.
Planta longitudinal de nave única rectangular. Massa simples, de dominante horizontal, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em aparelho «mixtum vittatum», percorridas por embasamento avançado, com cunhais apilastrados toscanos, sobrepujadas por pináculos piramidais com bola, e cruzes sobre acrotério, nas empenas da fachada principal e posterior. Rematades em cornija, sob beiral nas fachadas laterais. Fachada principal voltada a S., rasgada por portal de verga recta, rematado por entablamento, com fresta de arejamento, encimado por frontão triangular e óculo circular em capialço. É ladeado por duas pequenas janelas quadrangulares gradeadas. Fachadas laterais com uma janela rectangular e, na fachada O., porta de acesso à nave. INTERIOR coberto por abóbada em madeira pintada de branco, com painéis simulando caixotões. Pavimento em tijoleira castanha com passadeira central em tijoleira branca. Paredes rebocadas e pintadas de branco, com rodapé de cimento e silhar de azulejos industriais recentes, de padrão, monócromos a azul. Do lado da Epístola, púlpito com base rectangular, em pedra, assente em mísula fitomórfica, com escada de acesso, de granito, e guarda plena em talha policroma, com marmoreados a verde, amarelo, castanho e azul, pontuada a dourado, sendo ainda visíveis os balaustres de bolacha originais, embebidos na guarda. Parede testeira integralmente preenchida pelo retábulo-mor, em talha policroma, com marmoreados a castanho, verde, azul e rosa, pontuado a dourado, de planta recta, de três eixos. Remate em entablamento encimado por cornija curva, ao centro, unida lateralmente a volutas. Tribuna em arco de volta perfeita, com trono com o Crucificado, ladeada por colunas coríntias, demarcadas no terço inferior por estrias. Eixos laterais com peanhas com imaginária. Sobre a banqueta, sacrário. Altar recto.
Materiais
Estrutura, elementos decorativos, base e escada do púlpito em granito; rodapé em cimento; nave com silhar de azulejos industriais recentes; abóbada, guarda do púlpito e retábulo de madeira; portas e gradeamentos das janelas em ferro; pavimento em tijoleira; cobertura exterior em telha de canudo.
Observações
*1 - Antigamente, realizava-se nesta capela uma festa no 4º domingo de Julho, em honra de Santa Marta.