Arquitectura militar, medieval. Exemplo típico da casa - torre medieval. Tornou-se no mais nobre e evidente sinal do senhorio sobre uma terra.
Torre de planta quadrangular, ameada e com 3 pisos. A cobertura é em terraço plano. A porta de entrada, em arco quebrado, situa-se a um nível mais elevado do que o pavimento exterior, denunciando que, noutros tempos, o acesso se fazia por escada móvel. Os primeiros pisos têm frestas altas e muito estreitas. Na fachada O. existe uma balcão com mata-cães e, nas outras faces, janelas de volta inteira e outras trilobadas. No último piso, a E., destaca-se uma janela em arco quebrado. No interior da torre encontra-se uma inscrição (talvez gótica) de difícil leitura.
Materiais
Paredes de cantaria bastante largas, pavimentos em madeira e cobertura laje aligeirada de betão armado.
Observações
A capela da Penha, construída no séc. 17, que foi cabeça do vínculo instituído pelo abade António Valadares, irmão do Dr. Miguel Valadares, então proprietário da torre, possui um altar barroco de talha dourada, tendo ao centro a imagem de Nossa Senhora e dos lados dois painéis pintados, representando São João e Santo António. Nela se encontra igualmente o túmulo em pedra com estátua jacente, esculpido na parede, do Dr. Miguel Valadares. No exterior da capela está uma inscrição com os seguintes dizeres: "VIRGINI SACRA DEDIC OP DOCTOR MICHAEL VALADARES ANNO1617".