Portal de Cidadania

Espigueiro da Quinta do Aido em Carrazedo

Espigueiro da Quinta do Aido em Carrazedo

O ponto de interesse Espigueiro da Quinta do Aido em Carrazedo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedrim e Paradela no municipio de Sever do Vouga e no distrito de Aveiro.

Arquitectrura agrícola, vernacular. Espigueiro do tipo estreito com duas paredes inclinadas. Três pés transversais de cantaria, seis colunas de pedra, paredes de madeira de ripado vertical, quatro cintas de madeira externas, cambotas decoradas, cambotas de topo com recorte inferior em arco; beirais salientes; uma única porta no topo S.; telhado de duas águas.

Espigueiro estreito de planta rectangular, volume simples e cobertura em telhado de duas águas. ASSENTO: soco alto e contínuo de alvenaria formando plataforma à altura da eira sobre a qual assentam quatro pés; pés transversais em pedras únicas de cantaria, mais largas as três que se situam na prumada das colunas do esqueleto, sendo mais estreita e de colocação posterior a quarta, devido a fractura de laje da linha de lastro; linha do lastro do espigueiro em saliência. CORPO: base formada por lastro contínuo constituído por pares de lajes de cantaria dispostas longitudinalmente; esqueleto com seis colunas de pedra, dois pares nos topos e outro intermédio, inclinadas para o exterior nos lados maiores, fustes e bases de secção quadrada; paredes de madeira de ripado vertical; quatro cintas de madeira externas; as duas cambotas de topo mostram recorte inferior em arco onde exibem o contorno recortado em meios círculos; uma única porta no topo S.; cambotas decoradas nos dois topos com o motivo da folha trifoliolada enquadrada por rosetas cavado na madeira e pintura dos contornos a vermelho que já se percebe com dificuldade; na base da cambota decorada do lado S. tem inscrita na madeira a data de 1885; beirais salientes com forro de madeira lisa.

Materiais

Pedra, granito; cerâmica: telha marselha; metal, ferro; alvenaria: pedra e cal; madeira.

Observações