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Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Igreja de Nossa Senhora da Saúde

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Saúde encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria) no municipio de Serpa e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, rococó. Igreja de uma nave e capela-mor totalmente abobadada, de carácter erudito que reflecte a arquitectura do Maneirismo pós-tridentino regionalmente implantada, com características de marcada austeridade, especulação volumétrica de grande impacto visual e gosto pela geometrização das formas e volumes, com destaque para a qualidade das cantarias lavradas, designadamente do portal principal. O interior reflecte a sumptuosidade do Barroco anterior às importações italianas do reinado de D. João V, enriquecido por duas campanhas, uma de revestimento azulejar da quase totalidade das paredes com padrões de tapete polícromos, a outra com a execução do retábulo de estilo " nacional "e das pinturas a óleo sobre tela. Sanefas de pendor rococó.

Planta longitudinal escalonada, composta por nave e capela-mor, tendo à direita a sacristia e uma dependência e à esquerda outra dependência e a escada de acesso ao coro-alto alto. Volumes articulados. Cobertura em telhado de duas águas, diferenciada para o corpo da igreja e para o capela-mor, e em coruchéus nas torres-contraforte. Fachada principal a S. de um pano enquadrado por torres-contraforte com dois registos separados por cornija, sendo o segundo rasgado por olhal em arco de volta perfeita emoldurado; remate em cornija e coruchéu piramidal. Portal principal de cantaria de cerga recta ladeado por colunas jónicas caneladas que suportam frontão triangular moldurado onde se inscreve a epígrafe " ECCE SALVTIFERO SVRGIT DE NOMINE TEMPLVM / AD PEDEM CIVIS VIRGINIS AGER OREM ", ladeado por duas janelas com moldura de cantaria de verga recta, encimadas por frontão curvo; ao centro rasga-se janelão engradado de verga recta adintelada; remate em frontão triangular sobrepujado por espadana com olhal em arco de volta perfeita e remate em frontão curvo coroado por cata-vento de ferro, que se articula com torres-contraforte laterais por volutas, sobre as quais se elevam urnas. Alçado E. de três panos definidos por contrafortes, sendo os das extremidades torres-contraforte, de alçado idêntico às descritas e os dois centrais, de menores dimensões, rematados por pináculos piramidais assentes em plintos, de onde se destacam gárgulas; cada pano é rematado por cornija e beirado, tendo o primeiro e o segundo frestas cegas em ampulheta, de moldura saliente; no terceiro pano adossa-se o volume da sacristia, rematado por cornija e beirado, rasgado por porta e janela com moldura de cantaria; em segundo plano sobressai a escada exterior de acesso à cobertura. Segue-se o volume recuado da capela-mor, rematado por cornija e beirado e rasgado por fresta, a que se adossa o volume mais largo de uma dependência rasgado por porta sobrepujada por janela. Alçado N. rematado por empena e rasgado ao nível térreo por uma pequena porta; à esquerda destaca-se o volume de uma dependência e, em segundo plano, o topo da capela-mor, rematado por empena onde se insere arco abatido, ladeado por torres-contraforte. Alçado O. de esquema idêntico ao alçado E., com diversas construções adventícias adossadas, destacando-se no primeiro pano o volume da escada de acesso ao coro-alto alto. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço. À direita de quem entra sobressai pia de água benta de cantaria. Coro-alto alto assente em arco de asa de cesto que descansa em pilastras e resguardado por balaustrada de madeira policromada. Paredes revestidas de azulejos polícromos de padrão, até à altura da cornija. Do lado do Evangelho, a meio da nave, rasga-se arco de volta perfeirta emoldurado e assente em pilastras, ladeado por pilastras com dois registos, rematados por pináculo piramidal; sobre um degrau eleva-se mesa de altar de alvenaria, em forma de urna, com retábulo de talha dourada e policromada com nicho central flanqueado por pilastras. De cada um dos lados do arco destaca-se superiormente uma pintura a óleo sobre tela. Segue-se púlpito com bacia de cantaria e caixa de madeira almofadada, dourada e policromada, e porta encimada por sanefa de talha dourada e policromada. Do lado da Epístola, em posição fronteira ao arco já descrito, ergue-se arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, onde se insere, assente sobre um degrau, mesa de altar de alvenaria com retábulo também de alvenaria, com quatro pilastras curvilíneas com três capitéis e cornijas sobrepostos, sendo o pano central rasgado por nicho em arco de volta perfeita, emoldurado e assente em pilastras. De cada um dos lados do arco destaca-se superiormente uma pintura a óleo sobre tela. Capela-mor separada por cinco degraus com cobertores de de alvenaria es espelhos revestidos por azulejos, com presbitérios laterais de esquema idêntico, em avanço, e arco toral assente em pilastras. De cada um dos lados rasga-se porta com moldura de verga recta de cantaria, almofadada e policromada de modo a imitar mármores embutidos, encimada por sanefa de talha dourada e policromada, sobrepujada por pintura a óleo sobre tela. Retábulo de talha dourada com colunas salomónicas e arquivoltas concêntricas, enquadradando camarim com maquineta de madeira assente em quatro anjos atlantes e encimada por coroa flanqueada por anjos meninos. Mesa de altar em alvenaria.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, telhado de telha de aba e canudo, pavimentos interiores de tijoleira, retábulo de talha dourada e policromada, pinturas a óleo sobre tela, azulejaria polícroma.

Observações