Arquitectura comunicações e transportes, barroca. Ponte de tabuleiro horizontal com acesso por rampas sobre dois arcos desiguais de volta plena tendo o pilar reforçado a jusante com contraforte triangular. Aduelas geralmente regulares com alguma irregularidade no extra-dorso. Aduelas sigladas com cruz. Aparelho de granito e alvenaria. Tabuleiro original de cavalete transformado em tabuleiro horizontal com acesso por duas rampas ao mesmo tempo que eram criados aterros junto dos encontros alteados da ponte procurando desta forma controlar os efeitos das cheias numa zona de margens baixas.
Ponte de tabuleiro horizontal com acesso por duas rampas sobre dois arcos desiguais de volta plena. O plano horizontal localiza-se na projecção do arco maior. Aduelas geralmente regulares, ostentando siglas em forma de cruz, com alguma irregularidade no extra-dorso. Cavidades para apoio dos cimbres da construção na base dos arcos. Pilar reforçado a jusante com contraforte triangular. Aparelho de granito nos arcos e contraforte; alvenaria no corpo. Guardas de alvenaria rebocada com remate boleado nas rampas e de cantaria de granito no plano horizontal. Pavimento betuminoso.
Materiais
Granito, cantarias e alvenarias.
Observações
Referida no PDM 1992 - Anexo 2 - Inventariação e Classificação dos Valores Ambientais e Patrimoniais do Concelho de Vale de Cambra, Ponte dos Coronados - como imóvel susceptível de classificação.