Portal de Cidadania

Casa com Janela Quinhentista no Largo do Pelourinho

Casa com Janela Quinhentista no Largo do Pelourinho

O ponto de interesse Casa com Janela Quinhentista no Largo do Pelourinho encontra-se localizado na freguesia de Freixo no municipio de Almeida e no distrito de Guarda.

Arquitectura residencial, manuelina. Janela de lintel quinhentista apresentando o típico recorte manuelino de dois semicírculos a ladearem um arco em carena e ornatos superiores.

Casa de dois pisos, em cantaria sem reboco, com juntas pintadas. No segundo piso, janela rectangular de duas folhas, sobre a qual se conserva um lintel ornamentado. A pedra é rectangular, colocada na longitudinal, e, na banda inferior, apresenta-se recortada com dois semicírculos a enquadrarem um arco em carena. Acima do recorte, inscrevem-se dois rosetões que enquadram uma teoria ornamental composta por duas aletas de pontas encurvadas e dois grupos de duas aletas afrontadas, também de pontas muito encurvadas. A cobertura do edifício assenta sobre cornija saliente colocada logo acima do lintel decorado

Materiais

Granito, cantaria sem revestimento.

Observações