Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Integração é chave para o sucesso da gestão da migração na Europa

19/03/2021

A integração é a chave para o sucesso da gestão da migração na Europa. A ideia foi defendida por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante um debate sobre a integração dos migrantes e o combate ao radicalismo que decorreu esta Sexta-feira, 19 de Março, no âmbito da 143.ª sessão plenária do Comité Europeu das Regiões.

Segundo Ricardo Rio, abertura dos territórios aos migrantes constitui uma mais-valia para o desenvolvimento das comunidades, pelo que “qualquer nova abordagem à gestão da migração na Europa, incluindo o novo pacto sobre a migração, deve começar pela melhoria das nossas capacidades de integração”. “As oportunidades de integração perdidas podem levar a polarizações e até mesmo a radicalismos”, alertou.

O Autarca Bracarense defendeu, por isso, a necessidade de garantir o acesso adequado dos migrantes à habitação e à saúde, mas também à educação e ao mercado de trabalho, abrindo assim as portas para a sua participação plena na vida cívica, política e social das comunidades.

Durante a sessão plenária presidida pela Comissária Europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, Ricardo Rio lembrou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Braga, nomeadamente no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

“Este plano visa promover a inclusão e a coesão social de todos os nacionais de países terceiros que pretendam fazer de Braga a sua casa e, nesse sentido, temos trabalhado com migrantes do Brasil à Síria, da Ucrânia a Timor-Leste”, apontou, destacando ainda a adesão de Braga à iniciativa europeia ‘Cidades e Regiões a favor da Integração’.

Ricardo Rio expressou igualmente o compromisso de Braga em valorizar a dimensão intercultural, dando como exemplo o projecto dos mediadores municipais e interculturais e o projecto ‘Divercidade – Uma viagem intercultural’, uma iniciativa financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que tem por objectivo promover espaços, oportunidades e movimentos de informação que fomentem a integração e união das diversas comunidades migrantes que habitam na Cidade de Braga.

 No final da sessão, o presidente do Comité das Regiões, Apostolos Tzitzikostas, e a Comissária Europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, lançaram uma nova parceria que prevê o incremento do diálogo entre a Comissão Europeia, o Comité das Regiões e os órgãos de poder local e regional, nomeadamente através de um fórum anual de regiões para mapear o impacto territorial e as necessidades de migração.

Esta parceria pretende ainda reforçar o intercâmbio de experiências entre as autoridades locais e regionais no domínio da integração, assim como melhorar os dados sobre a integração dos migrantes a nível local.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

94 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.