Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Municípios da Arrábida vão ter planos de adaptação às alterações climáticas

Os municípios de Sesimbra, Palmela e Setúbal vão ter Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas. Estes planos estão a ser elaborados em parceria com a Agência de Energia da Arrábida (ENA), no âmbito do projeto PLAAC - Arrábida, Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas, coordenado por esta entidade, e deverão estar concluídos em agosto de 2022.

O PLAAC - Arrábida vai identificar e caracterizar vulnerabilidades recentes, atuais e futuras do território, dos setores e da população, com o objetivo de preparar os três concelhos para enfrentar os desafios das alterações climáticas e reduzir os impactes daí resultantes.

Vai também definir e priorizar medidas de adaptação às alterações climáticas a curto, médio e longo prazo, criar ferramentas de apoio ao ordenamento do território e assistência às populações e, ao mesmo tempo, capacitar os técnicos municipais, a comunidade e os atores com relevância estratégica para a necessidade de promover os processos de adaptação locais.

Para além da ENA e dos três municípios, estão envolvidos neste trabalho o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e várias entidades púbicas e privadas.

O investimento é de cerca de 165 mil euros, financiado em 90 por cento pelo EEA Grants, Mecanismo Financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita.

PLAAC – Arrábida




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

151 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Sesimbra - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Sesimbra

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.