Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município de Amares inova no apoio aos produtores locais - Município de Amares

Consumidores respondem positivamente à aquisição de produtos agrícolas via plataforma digital

Um mês após ter sido lançada pelo Município de Amares, a plataforma “Sabores da Nossa Terra”, com o intuito de ajudar os produtores locais a escoarem os seus produtores e, simultaneamente, permitir aos consumidores adquirirem cabazes de produtos locais, limitando o contacto social, nesta fase de combate e prevenção e à COVID – 19, o balanço é “muito positivo”. Durante este período, os produtores venderam 234 cabazes, grande parte a consumidores do concelho de Amares (90%), mas também a consumidores de concelhos vizinhos como Braga e Terras de Bouro (10%).

A plataforma contou com a envolvência de 10 produtores amarenses, que disponibilizaram aos consumidores 21 cabazes diferentes, compostos por hortícolas, frutas da época, compotas, ovos e mel, com valores a variar entre os 5 e 15 euros, por cabaz.

“Esta foi uma plataforma que surgiu em boa hora face ao contexto que enfrentamos porque nos tem permitido escoar os nossos produtos da terra, o que de outra forma seria muito mais difícil, dado às circunstâncias que atualmente temos vivido. O melhor de tudo é que não há desperdício, ou seja, as encomendas são feitas previamente e nós preparamos os cabazes em função disso”, referiu Eusébia Sousa, uma das produtoras locais que aderiu a esta iniciativa.

Da parte dos consumidores a adesão não podia ter sido melhor. “Tomámos conhecimento desta plataforma através dos meios de comunicação social e, atendendo às caraterísticas do tempo que enfrentamos e à composição dos cabazes muito interessantes, entendemos, aqui em casa, que compensaria fazer essa deslocação a Amares e comprar estes produtos mais ligados à terra”, referiu Diniz Pinto, morador do Município de Braga. “Entendo que este método de projetar este negócio merece o nosso apoio, é uma ajuda económica para os agricultores aí do concelho, uma forma de o consumidor se sentir mais seguro a adquirir os produtos e, ao mesmo tempo, de poder usufruir de produtos de boa qualidade, saborosos, e a preços muito convidativos”, concluiu.

Cabazes continuam a ser disponibilizados semanalmente

Com o mote “Diretamente da horta para a sua mesa. Ajude os nossos produtores”, a plataforma digital “Sabores da Nossa Terra”, foi lançada pelo Município de Amares, com a parceria com a União de Freguesia de Amares e Figueiredo e a Amarcitrus - Associação de Produtores.

Os cabazes semanais disponibilizados pelos produtores são apresentados online todos os sábados através da plataforma digital (https://storymaps.arcgis.com/stories/105110a71fc642d6934335258fd728d5), podendo ser encomendados até à quinta-feira, às 17h30. A entrega é feita ao sábado de manhã (com exceção deste fim-de-semana que não há entrega de cabazes) no Largo D. Gualdim País, em Amares.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

66 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Amares - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Amares

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.