Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Exposição de Fotografia assinala Dia Internacional da Biodiversidade em Angra

A partir do dia 22 de maio estará patente ao público, no Jardim Duque da Terceira, a exposição de fotografia “Biodiversidade do Concelho de Angra do Heroísmo”. A exposição é inaugurada, precisamente, na data em que se assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, contando com o acervo de multimédia  Siaram da Direção Regional do Ambiente, a pedido da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. A base multimédia “Siaram – sentir e interpretar o ambiente dos Açores” (siaram.azores.gov.pt ), tem por objectivo informar, educar e sensibilizar o público para as questões do ambiente, nomeadamente para a importância de proteger a biodiversidade existente no arquipélago. A exposição integra assim fotografias de Paulo Henrique Silva, todas tiradas no Concelho de Angra do Heroísmo, para a referida base de dados.

“Dada a riqueza desta base de dados, nomeadamente do acervo fotográfico sobre a biodiversidade do nosso Concelho,  julgámos que contribuir para dá-la a conhecer aos angrenses e ao público em geral, seria a melhor forma para assinalar esta efeméride, pela sua importância didática e informativa, mas também pela beleza deste trabalho fotográfico, esperando assim sensibilizar todos os angrenses para a importância de conservar e proteger aquela que é uma das nossas maiores riquezas”- sustentou a Vereadora Raquel Caetano Ferreira.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de 1992, data em que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica e, desde então, é celebrado neste dia. A efeméride pretende alertar a população mundial para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica. Para tal, todos os anos, o dia é assinalado associado a um tema específico sendo o deste ano “Nossas Soluções estão na Natureza”. 

Uma mensagem de extrema importância, principalmente neste ano em que, em meio à pandemia do COVID 19, todos temos a percepção de que o mundo pós COVID 19 será muito diferente do mundo que o precedeu e que, esperamos, tenha servido para aprendermos a respeitar mais e melhor o meio ambiente, o planeta Terra e a sua biodiversidade sem termos de passar por uma tão grande provação, que esperamos não mais se repita, para o fazermos. Por nós, pelo planeta e pelo nosso futuro comum.

O Jardim Duque da Terceira, palco privilegiado escolhido para acolher esta exposição, foi-o não só devido à conjuntura atual, em que o público a poderá apreciar em segurança em espaço aberto, mas também porque é também, ele próprio, um testemunho da riqueza da nossa biodiversidade assim como dos contributos que nos foram chegando dos quatro cantos do mundo, sendo prova viva da passagem de outras culturas quando Angra era porto obrigatório de paragem das viagens marítimas transatlânticas. A não perder. 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Angra do Heroísmo - VER TODAS

RE-START-UP

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Angra do Heroísmo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.