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Como lidar com o isolamento

O período de isolamento contribui para conter a propagação do vírus e as pessoas que se encontram nesta situação contribuem decisivamente para manter a sua segurança e a dos outros. Embora seja um desafio, manter a distância social durante o período de isolamento é uma medida de responsabilidade social, que não vai durar para sempre.

Embora isolado ou mantendo uma elevada restrição social, não deixe de contactar com a família e os amigos, estes estão à distância de uma chamada ou videochamada.

É normal sentir-se ansioso com a quantidade de informação que surge, por isso, procure estar actualizado sobre o que se passa, reduzindo a sua exposição a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação e privilegiando fontes de informação de instituições oficiais e credíveis (como os sites da DGS e OMS ou a Linha SNS24).

Durante o período de isolamento é importante manter a rotina habitual dentro do possível, quer na hora de acordar, como de deitar. É muito importante não descuidar os hábitos de sono. Depois de se levantar, arranje-se e estabeleça objetivos para o seu dia, com um horário e tarefas definidas. Além disso, tenha uma alimentação equilibrada e pratique algum exercício físico em casa.

Aproveite o tempo para se dedicar àquilo de que gosta ou tem vindo a planear fazer, mas ainda não fez. Agora tem aqui a sua oportunidade. Se ficar em casa, pode experimentar novas receitas, ver filmes, fazer puzzles, ouvir música, ler um livro, fazer a selecção das coisas que tem em casa e já não precisa, as hipóteses são muitas… dê largas à imaginação. Caso fique com os seus filhos, pode fazer tudo isto com a sua ajuda e companhia.

É importante reforçar que é normal sentir-se ansioso(a), desorientado(a), revoltado(a), preocupado(a), mas não se esqueça que não é o único. Estas emoções podem despertar o desejo de consumir álcool e drogas, alterar o apetite ou os hábitos de sono, por isso, é importante que partilhe as suas emoções com os outros, para que se possam apoiar mutuamente.

Estas e mais informações encontram-se disponíveis em www.ordemdospsicologos.pt.Caso precise de apoio psicológico pode contactar por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. document.getElementById(cloak9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696).innerHTML = ; var prefix = ma + il + to; var path = hr + ef + =; var addy9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696 = ana.cardoso + @; addy9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696 = addy9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696 + cm-alvaiazere + . + pt; var addy_text9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696 = ana.cardoso + @ + cm-alvaiazere + . + pt;document.getElementById(cloak9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696).innerHTML += +addy_text9bb5a3ea56235e3a39611871280b9696+; , pelo telefone 236 650 726 ou pelo telemóvel 915 698 668

 

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