Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal de Cascais

Menu do Município

Aninhada entre a Serra de Sintra e o mar, Cascais goza de um clima ameno durante todo o ano, que convida a momentos inesquecíveis!

Em lazer ou em trabalho, aqui encontra um vasto leque de propostas difíceis de igualar, particularmente num destino tão próximo da capital. Tomando como ponto de partida o Aeroporto Internacional de Lisboa, Cascais está a cerca de 20 minutos de distância, num percurso que pode rapidamente ser feito por autoestrada, ou em passeio pela Estrada Marginal, apreciando esta paisagem única.

Quem conhece Cascais compreende as razões que fizeram desta zona o berço do turismo em Portugal.

A partir de 1867, Cascais assumiu o estatuto de praia da Corte, pela preferência que lhe seria concedida pela Rainha D. Maria Pia e mais tarde pelos Reis D. Luís e D. Carlos. A estada da Família Real consolidou-se a partir de 1870 com a conversão da antiga casa do Governador da Cidadela no Paço de Cascais.

Num vislumbre, tomamos consciência da beleza das praias de areia branca e fina e da imensidão do mar azul que se abre ao longo de 30 km de orla costeira e que cativaram a Família Real e a aristocracia de então.

Hoje, Cascais cuida deste património natural, consciente da importância da sua preservação. Esta preocupação valeu-lhe o selo de prata “Silver Quality Coast”, que o coloca entre os 20 destinos turísticos mais sustentáveis da Europa, e o prémio Vistas - VISION Innovation for Sustainable Tourism Awards 2014”, entre outras distinções.

E se este cenário idílico inspirou a vertente artística de D. Carlos de Bragança, Rei de Portugal entre 1889 e 1908, também foi aqui que desenvolveu a sua curiosidade científica insaciável. Foi nesta costa que se realizaram muitas das suas campanhas oceanográficas, entre 1896 a 1907, e foi na Cidadela de Cascais que montou o primeiro laboratório de biologia marítima em Portugal.

Hoje, Cascais continua a apostar no conhecimento e na inovação, como o demonstra a New School of Business and Economics em Carcavelos, freguesia onde está, também, a ser projetada uma nova cidade que promove a racionalização de recursos, como a água ou a eletricidade, através de sistemas inteligentes.

Tal como os turistas de hoje, D. Carlos visitava Cascais ao longo de todo o ano, garantindo-lhe a ascensão à categoria de capital do lazer em Portugal.

Cascais assumiu, assim, um pioneirismo inusitado na divulgação do desporto no nosso país – tantas vezes com a participação do monarca – nomeadamente ao nível da vela, do remo, da natação, do hipismo ou do automobilismo, assistindo, por exemplo, ao primeiro match de tennis, em 1882, ou à primeira partida de futebol entre portugueses, em 1889.

Ainda hoje Cascais mantém esta primazia!

A Baia de Cascais continua a receber regatas internacionais e as ondas de Carcavelos ou do Guincho continuam a ser um desafio para grandes nomes do surf mundial.

Mas também em terra, Cascais mantem a sua primazia no desporto, como o comprova a realização do Millenium Estoril Open nos campos do Clube de Ténis do Estoril, o World Corporate Golf Challenge, maior e mais reconhecido torneio do mundo de golfe para empresas ou o CSI - Longines Global Champions Tour, reconhecido e prestigiado evento hípico do mundo

Atualmente Cascais assume-se como como palco de excelência, também, para eventos de grande projeção nacional e internacional, no domínio da música, da moda e do cinema.

Hoje é um dos principais destinos turísticos a nível nacional, com uma oferta cultural diversificada, que encontra na qualidade, criatividade e inovação as suas principais características.

Acresce a tudo isto uma oferta hoteleira e de restauração de grande qualidade e um Centro de Congressos sustentável, com a marca Green Vennue, prova das preocupações municipais em promover um turismo sustentável e de qualidade.

Venha visitar-nos!


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Lisboa


2019-10-15


Classificação: Céu Nublado por Nuvens Altas
Vento Previsto: Moderado SW
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 12.3º
Temperatura Máxima: 19.7º

2019-10-16


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Moderado SW
Probabilidade de Precipitação: 11.0%
Temperatura Mínima: 13.0º
Temperatura Máxima: 20.9º

2019-10-17


Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado SW
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 15.6º
Temperatura Máxima: 23.3º

2019-10-18


Classificação: Céu Nublado por Nuvens Altas
Vento Previsto: Fraco NW
Probabilidade de Precipitação: 21.0%
Temperatura Mínima: 12.7º
Temperatura Máxima: 20.5º

2019-10-19


Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Moderado W
Probabilidade de Precipitação: 60.0%
Temperatura Mínima: 13.5º
Temperatura Máxima: 19.4º

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal de Cascais

Alcabideche União das Freguesias de Carcavelos e Parede União das Freguesias de Cascais e Estoril São Domingos de Rana