Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal da Guarda

Menu do Município

Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos. Entre os quais os Igaeditani, os Lancienses Oppidani e os Transcudani. Estes povos unidos sob uma autentica federação viriam a resistir à romanização durante dois séculos. Ao contrário dos latinizados estes povos não consumiam vinho, mas antes cerveja de bolota. A sua arma de eleição era a falcata - uma espada curva - que facilmente quebrava os gládios romanos devido à sua superioridade metalúrgica. Os seus deuses pagãos diferiam também dos romanos, podem ainda hoje encontrar-se algumas inscrições religiosas lusitanas em santuários como o Cabeço das Fráguas.

Durante muito tempo os historiadores julgaram que a civitas Igaeditanorum (Egitânia) se localizava na Guarda mas mais recentemente chegou-se à certeza que tal localização era em Idanha-a-Velha. Daqui que o gentílico de egitanienses se enraizou. No entanto, se a Guarda não tivera sido Egitânia, teria sido o que então? Confinando com os terrenos dos Igaeditania, a norte estavam os dos Lancienses Oppidani cuja capital, a civitas Lancia Oppidana, foi referida a curta distância da actual localização da Guarda.

Esta teoria foi defendida acerrimamente pelo General João de Almeida (influente militar português, herói das campanhas de África, natural da Guarda), o que levou alguns críticos a menosprezá-la, no entanto, todas as pesquisas seguintes indicam a sua veracidade. Já o nome de Guarda terá sido uma derivação de um castro sobranceiro ao Rio Mondego, o Castro de Tintinolho, identificada como a Ward visigótica.

Após o período romano seguiram-se períodos de ocupação por parte dos visigodos, mais tarde pelo reino das Astúrias e também pela civilização islâmica. Só após o processo da reconquista é atribuído o foral, reconfirmando definitivamente a importância da cidade e da região.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Guarda


2019-12-10


Classificação: Céu Pouco Nublado
Vento Previsto: Fraco NE
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 2.8º
Temperatura Máxima: 12.0º

2019-12-11


Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 77.0%
Temperatura Mínima: 2.5º
Temperatura Máxima: 7.3º

2019-12-12


Classificação: Chuvisco
Vento Previsto: Moderado W
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 3.0º
Temperatura Máxima: 8.7º

2019-12-13


Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado W
Probabilidade de Precipitação: 97.0%
Temperatura Mínima: 8.8º
Temperatura Máxima: 10.5º

2019-12-14


Classificação: Céu Muito Nublado ou Encoberto
Vento Previsto: Fraco S
Probabilidade de Precipitação: 54.0%
Temperatura Mínima: 8.2º
Temperatura Máxima: 10.0º

Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal da Guarda

Adão União das Freguesias de Pousade e Albardo Aldeia do Bispo Aldeia Viçosa Alvendre Arrifana Avelãs da Ribeira Benespera Casal de Cinza Castanheira Cavadoude Codesseiro Faia Famalicão Fernão Joanes Gonçalo Gonçalo Bocas Guarda Jarmelo São Miguel Jarmelo São Pedro João Antão Maçainhas Marmeleiro Meios União das Freguesias de Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro Panóias de Cima Pega Pera do Moço Porto da Carne Ramela União das Freguesias de Avelâs de Ambom e Rocamondo União das Freguesias de Rochoso e Monte Margarida Santana da Azinha Sobral da Serra União das Freguesias de Corujeira e Trinta Vale de Estrela Valhelhas Vela Videmonte Vila Cortês do Mondego Vila Fernando Vila Franca do Deão Vila Garcia