Menu do Município
Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos. Entre os quais os Igaeditani, os Lancienses Oppidani e os Transcudani. Estes povos unidos sob uma autentica federação viriam a resistir à romanização durante dois séculos. Ao contrário dos latinizados estes povos não consumiam vinho, mas antes cerveja de bolota. A sua arma de eleição era a falcata - uma espada curva - que facilmente quebrava os gládios romanos devido à sua superioridade metalúrgica. Os seus deuses pagãos diferiam também dos romanos, podem ainda hoje encontrar-se algumas inscrições religiosas lusitanas em santuários como o Cabeço das Fráguas.
Durante muito tempo os historiadores julgaram que a civitas Igaeditanorum (Egitânia) se localizava na Guarda mas mais recentemente chegou-se à certeza que tal localização era em Idanha-a-Velha. Daqui que o gentílico de egitanienses se enraizou. No entanto, se a Guarda não tivera sido Egitânia, teria sido o que então? Confinando com os terrenos dos Igaeditania, a norte estavam os dos Lancienses Oppidani cuja capital, a civitas Lancia Oppidana, foi referida a curta distância da actual localização da Guarda.
Esta teoria foi defendida acerrimamente pelo General João de Almeida (influente militar português, herói das campanhas de África, natural da Guarda), o que levou alguns críticos a menosprezá-la, no entanto, todas as pesquisas seguintes indicam a sua veracidade. Já o nome de Guarda terá sido uma derivação de um castro sobranceiro ao Rio Mondego, o Castro de Tintinolho, identificada como a Ward visigótica.
Após o período romano seguiram-se períodos de ocupação por parte dos visigodos, mais tarde pelo reino das Astúrias e também pela civilização islâmica. Só após o processo da reconquista é atribuído o foral, reconfirmando definitivamente a importância da cidade e da região.
Entidades Públicas Neste Municipio
Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio
Forças de Segurança Neste Municipio
Empresas Neste Municipio
Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Guarda
2021-01-25
Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado W
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 5.2º
Temperatura Máxima: 10.4º
2021-01-26
Classificação: Céu Muito Nublado ou Encoberto
Vento Previsto: Fraco W
Probabilidade de Precipitação: 60.0%
Temperatura Mínima: 6.9º
Temperatura Máxima: 13.5º
2021-01-27
Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 6.7º
Temperatura Máxima: 14.6º
2021-01-28
Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Moderado S
Probabilidade de Precipitação: 1.0%
Temperatura Mínima: 5.5º
Temperatura Máxima: 15.6º
2021-01-29
Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado S
Probabilidade de Precipitação: 99.0%
Temperatura Mínima: 5.0º
Temperatura Máxima: 11.0º
Sem ofertas disponíveis actualmente neste concelho.
Freguesias na Câmara Municipal da Guarda
Carregueira União das Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande União das Freguesias de Parreira e Chouto Ulme Vale de Cavalos