Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Santa Marinha do Zêzere - Municipio de Baião

Menu da Freguesia

Santa Marinha do Zêzere é uma vila e freguesia do concelho de Baião (distrito do Porto), com 10,69 km² de área e 2.796 habitantes (2011), situada a 12 km da sede do concelho e a 5 km da estação do caminho de ferro de Ermida (Linha do Douro).

Localizada na margem direita da ribeira do Zêzere, afluente do rio Douro e foi elevada a Vila em 20 de Junho de 1991. Tem por orago Santa Marinha celebrando-se as festividades a 18 de Julho, pertencendo à Diocese do Porto.

 

Santa Marinha do Zêzere é uma terra de encantos múltiplos, quer pelas suas paisagens sobranceiras ao Douro, pela hospitalidade ou gastronomia, do qual o seu vinho verde de projecção além-fronteiras se destaca. Com o desaparecimento dos artesãos morreu também a arte de fabricar os cestos de verga e castanho que serviam para o transporte das uvas nas vindimas de toda a região do Douro, e também o fabrico de chapéus de palha que eram usados pelos camponeses, a tecelagem artesanal de meias de lã desfiada, lençóis e cobertas em linho, as mantas e passadeiras em retalhos. O fabrico de utensílios em ferro para a agricultura, os vasilhames em madeira para encubar o vinho.

 

Na freguesia de Santa Marinha do Zêzere destaca-se a Ponte da Ermida, ligando as margens do rio Douro ao concelho vizinho de Resende. Construída em betão armado, foi inaugurada no dia 4 de Julho de 1998 pelo presidente da República Jorge Sampaio e pela presidente da Câmara Municipal de Baião Emília Silva.

 

As instituições com maior destaque são a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, com reportório diversificado e actuações em Portugal e no estrangeiro. Na segurança das populações a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere tem na sua área de actuação própria as freguesias de Frende, Gestaçô, UF Loivos da Ribeira e Tresouras, UF Stª. Cruz do Douro e São Tomé de Covelas*, Stª. Marinha do Zêzere, UF Teixeira e Teixeiró*, Valadares* e Viariz, servindo cerca de 7.000 habitantes.

O património de Santa Marinha do Zêzere é diversificado do qual se destaca a Igreja Matriz fundada no século XI e reedificada no século XVIII onde se salienta o seu órgão de tubos e os adornos arquitectónicos impressionantes que demonstra o melhor da arte religiosa da época. Esta igreja pertenceu à Companhia de Jesus e em 1768 era da apresentação alternativa do Papa. A Igreja de Santa Marinha foi classificada em Junho de 2015 como Monumento de Interesse Público (MIP).


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!