Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Vila Nova da Baronia - Municipio de Alvito

Menu da Freguesia

Vila Nova da Baronia é uma freguesia portuguesa do concelho do Alvito, situada no Baixo Alentejo, com 128,33km de área e 1 245 habitantes (2011). Densidade: 9,7 hab/km. Situa-se a pouco menos de 150km a sul da capital do país, Lisboa, e a cerca de 40km da sede de distrito, Beja.


Outrora foi chamada Vila Nova de Alvito, Vila Nova a par de Alvito e Vila Nova a par de Viana, tendo recebido o actual nome no século XVIII, por fazer parte dos domínios do barão de Alvito. Foi vila e sede de concelho entre 1280 e 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 704 habitantes.


É servida pela Estrada Nacional nu00ba 383, que assegura a ligação à localidade do Torrão ( 18 km) e por estradas intermunicipais e municipais que asseguram as ligações à sede de concelho, Viana do Alentejo e Odivelas. A Estação Ferroviária de Vila Nova da Baronia foi uma importante estação na região, sendo uma das poucas a ser servida por comboios Intercidades no alto Baixo Alentejo, fazendo ligações diárias a Lisboa, Évora e Beja. Actualmente, no Baixo Alentejo, não há estações ferroviárias com serviço de Intercidades, sendo necessário efectuar a viagem de automotora (comboio regional) até à Estação de Casa Branca e depois fazer transbordo para o Intercidades proveniente de Évora com destino a Lisboa. As viagens com destino a Évora e Beja são efectuadas por automotoras.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!