Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Ponta do Pargo - Municipio de Calheta (Madeira)

Menu da Freguesia

Ponta do Pargo é uma freguesia portuguesa do concelho da Calheta (Madeira), com 22km de área e 909 habitantes (2011). Densidade: 52hab/km. Ponta do Pargo tem uma estrada que liga Porto Moniz e Santana e Funchal. A actividade principal é a construção civil. Tem costa no Oceano Atlântico a oeste. Tem montanhas a este.

O nome da Ponta do Pargo adveio da sua localização na extrema ponta oeste e por ser rica numa espécie de peixe chamada Pargo.

Esta zona distingue-se de toda a Ilha da Madeira pelos seus planos terrenos. Silenciosa e peculiar, esta freguesia mantém o seu encanto durante quase todo o ano, estando mais viva quando se celebram as festas religiosas. Outro dos eventos que a faz brilhar é a já célebre a nível regional Festa do Pêro.

Não se conhece o ano preciso da sua criação, mas deve ser anterior a 1560. Situada no extremo Sudoeste da Ilha, o nome é elucidativo do acontecimento: quando os descobridores andavam a desvendar a costa, no batel de Severo Afonso, chegados a esta paragem, pescaram um peixe de maravilhosa grandeza, semelhante, ao pargo. Razão porque chamaram a esta Ponta – a do Pargo.

Muitos dos terrenos desta zona pertenceram a Garcia da Câmara e a Afonso Henriques, Senhor de Alcáçovas (séc.XVI)

A costa marítima da Ponta do Pargo era extremamente perigosa para a navegação, razão pela qual foi construído um Farol, no alto do rochedo (Ponta da Vigia), inaugurado a 5 de Junho de 1922.

É uma zona distinta de todas as restantes da Madeira, pela extensão da sua planura e terreno pouco acidentado. Silenciosa e original, a freguesia mantém o encanto durante a totalidade do ano.

As festas religiosas principais e a Festa do Pêro, acrescentam-lhe novos pontos de interesse.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.