Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Tramagal - Municipio de Abrantes

Menu da Freguesia

Tramagal é uma vila portuguesa do concelho de Abrantes. Aldeia até 1986, foi elevada a vila nesse ano pela lei nu00ba 28/86 de 23 de Agosto. É conhecida como "Vila Convívio". É sede de uma freguesia com 24,10km de área e 3 500 habitantes (2011) . Densidade: 145,2 h/km.


A freguesia do Tramagal localiza-se na parte ocidental do concelho, a sul do Tejo. Tem como vizinhos o concelho de Constância a oeste e noroeste e as localidades de Rio de Moinhos a norte, Abrantes (sede do concelho) a nordeste e São Miguel do Rio Torto a sueste. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com Rio de Moinhos e São Vicente e da parte norte do limite com Constância.


É composta por 2 aglomerados populacionais, nomeadamente a vila de Tramagal (Sede de Freguesia) e o Crucifixo, aldeia situada a 1,5Km no centro geográfico da vila. Os pontos turísticos, que se devem obrigatoriamente visitar na visita à freguesia do Tramagal, são sobretudo a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, datada do século XVIII; O museu "A Forja", em homenagem a Eduardo Duarte Ferreira, onde se recria uma fundição no princípio do século XX e o Largo dos Combatentes, espaço recentemente melhorado, em antiga calçada portuguesa, zona de encontro e de arrais populares.


O actual estado de evolução da vila foi conseguido através do desenvolvimento industrial, mais precisamente da antiga fábrica Metalu00fargica Eduardo Duarte Ferreira (uma das maiores metalu00fargicas nacionais até aos anos de 1980, à qual os tramagalenses devem a história da sua vila. Por sua vez, esta influência industrial descaracterizou a vila, que teria influência predominantemente agrícola, dado estar inserida na região do Ribatejo.


O reflorescimento da vila depende da sua verdadeira integração na zona urbana abrantina, facto o qual só acontecerá aquando a construção de uma ponte a unir as duas margens. Actualmente a travessia de Tramagal a Abrantes está a uma distância de 10km, valor o qual pode ser reduzido para 500 metros se a ponte for construída.


Possui, de igual modo, história vinícola, bem representada pela Quinta do Casal da Coelheira e pela sua Adega, na Estrada Nacional 118, da qual emergiram vinhos premiados, como o Casal da Coelheira Reserva e DOC, Terraços do Tejo e, mais recentemente, o Mythos e o Casal da Coelheira Rosé 2009 (premiado como melhor vinho rosé do Mundo em Bruxelas/2010).


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.