Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Valado dos Frades - Municipio de Nazaré

Menu da Freguesia

Valado dos Frades é uma freguesia portuguesa do concelho da Nazaré , com 18,37km de área e 3 109 habitantes (2011). Densidade: 169,2 hab/km.


O topónimo, segundo uns deriva de velado (verbo velar) por neste lugar ter existido um frade cuja função era velar os campos que pertenciam ao mosteiro de Alcobaça, segundo outros por nos campos em sua volta existirem muitas valas (campos valados), para a sua drenagem . Quanto a dos frades, deve-se aos frades de Cister que se instalaram em Alcobaça por volta da metade do Século XII.


No Valado existiu uma das principais granjas dos coutos de Alcobaça, a quinta do Campo.


Desde a sua fundação que Valado dos Frades pertencia à Pederneira, mas em 1855, face a uma reforma administrativa, passou a fazer parte de Alcobaça. O Concelho da Pederneira foi restaurado em 1898, e em 1912 passou a chamar-se Concelho de Nazaré, passando o Valado à categoria de freguesia.




Desde então os frades da Ordem de Cister realizaram uma obra de colonização agrícola, exercendo a sua autoridade através da ainda existente Quinta do Campo. Há uma lenda de que foi em Valado dos Frades que esses frades esconderam um valioso tesouro durante as Invasões Francesas.


Segundo alguns historiadores, os frades fundaram em Valado dos Frades uma escola agrícola, que foi frequentada por muitos estrangeiros, nomeadamente franceses, que ficaram interessados nas modernas técnicas agrícolas desenvolvidas.


Valado dos Frades é uma vila onde uma pequena minoria ainda segue a tradição da agricultura, principalmente no cultivo de cenouras, batatas, couves, feijão verde e outros produtos hortícolas. As terras do Valado são férteis, em parte por ser rodeado pelos rios da Areia, Alcoa, do Meio e das Tábuas.


Mas o que permitiu o desenvolvimento económico da freguesia foram as fábricas de faianças e de porcelana, com destaque para a SPAL, Pereiras Lda, Louçarte e Sodecal, todas elas exportadoras, que abriram vários postos de trabalho aos valadenses e ao resto da população do Concelho da Nazaré.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!