Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Santana do Mato - Municipio de Coruche

Menu da Freguesia

Santana do Mato é uma freguesia portuguesa do concelho de Coruche, com 103,06km de área e 1 148 habitantes (2011). Densidade: 11,1 hab/km.


De salientar a forma como se escreve Santa Ana do Mato u2013 é uma povoação que remonta, não se sabe ao certo, ao século XIV. Pela carta do Padre Manuel de Matos da Silva, datada de 30 de Abril de 1758, a freguesia de Santa Ana do Mato possuía 98 fogos e 305 pessoas de comunhão e 58 menores; junto da igreja apenas se acolhiam 10 pessoas, mas pela freguesia havia moradas espalhadas pelas sesmarias.


Era seu orago a gloriosa Santa Ana que, segundo a lenda, foi encontrada no meio do mato, daí a associação de palavras Santa Ana do Mato. O padre da freguesia era "capelão de curar", tendo "de próprio" 4 moios de pão meados de centeio e 20 mil réis de rendimento uns anos por outros.


Tinha juiz de vintena e escrivão da mesma. Colhia apenas centeio, tendo o campo coberto de mato.


Servia-se do correio de Montemor-o-Novo. Passou a pertencer ao concelho de Coruche a partir do ano de 1490. É nos nossos dias uma povoação do concelho de Coruche, distrito de Santarém. Situada a 13km de Coruche e 60km de Évora é sede de freguesia com o mesmo nome desde 1985 (já havia sido sede de freguesia paroquial no século XV). É uma zona essencialmente ou quase totalmente agrícola, onde predominam culturas tais como: tomate, arroz, trigo, centeio, cevada, aveia, uva, produtos hortícolas, etc. Predomina como actividade mais produtiva nos meses quentes do ano a extração da cortiça (tirada de cortiça).


Orago: Santa Ana


Actividades económicas: Extracção de lenha e cortiça, produção de carvã
Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.