Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Monteiras

Freguesia de Monteiras - Municipio de Castro Daire

Menu da Freguesia

Monteiras é uma freguesia portuguesa do concelho de Castro Daire, com 21,13 km de área e 481 habitantes (2011). Densidade: 22,8 hab/km.


A freguesia de Monteiras fica situada no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, entre os planaltos de Montemuro e Leomil, a cerca de 920 metros de altitude.


Dista cerca de 12 km da sede do concelho, e tem por vizinhas as povoações (anexas) de Eido (200 metros), Carvalhas (400 metros), Relva (1.500 metros) e Colo do Pito (2.700 metros). É servida pela Estrada Nacional nu00ba 2, que liga com a A24.


O seu clima pode considerar-se "áspero", o que não é de estranhar, dada a altitude a que ela se situa.


O seu topónimo parece andar ligado a monumentos de civilização dolmética, embora nem sejam assim abundantes na região. Os mais conhecidos, no entanto, são as mamoas na lombada à volta da Capela de Nossa Senhora da Ouvida.


O povoamento deste território é, pois, muito remoto, visto que os dólmens aparecem na u00faltima parte do Neolítico. No entanto, povoamento propriamente dito (repovoamento), veio a verificar-se por imposição de D. Afonso Henriques ao seu aio Egas Moniz, que era o prestameiro destas terras regalengas da sua tenência de Lamego, portanto no início da Nacionalidade.


Não se sabe muito sobre Monteiras relativamente ao período da Idade Média. Sabe-se, no entanto, que nessa altura estava integrada no termo do pequeno julgado de Castro Daire.


Em 1527, Monteiras e Castro Daire eram as duas povoações mais importantes do concelho.


Foi curato anual anexo à abadia de Castro Daire. Ganhou o estatuto de "paróquia" no século XVI, talvez depois da extinção da paróquia do Mosteiro de Baltar.


O seu padroeiro é o Divino Espírito Santo.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados