Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Salsas - Municipio de Bragança

Menu da Freguesia

Salsas é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Bragança, com 26,12km de área e 389 habitantes (2011). Densidade: 14,9 hab/km.


Antiga freguesia de S. Nicolau de Salsas, reitoria da apresentação do arcebispo de Braga. Em 1839 pertenceu ao concelho de Bragança, em 1840 ao de Izeda, extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, pelo qual passou para o de Bragança.


O nome desta freguesia não tem relação alguma com salsa - planta. Salsa era um utensílio usado nos mosteiros. É composta pelos seguintes lugares: Chãos, Fernande, Freixeda, Moredo, Salsas,sede de freguesia e Vale Nogueira. É terra de centeio e castanha.


Em tempos antigos existiu um importante centro de manufacturação da telha, embora fosse de forma artesanal. A telha produzida era utilizada na construção de casas de habitação e outros e edifícios necessários ao desenvolvimento individual como de toda a comunidade e da região, já que a telha era adquirida pelas outras comunidades próximas destes centros de elaboração.


Nestes centros, os quais era uma área considerável, realizava-se todo o processo de produção. Desde a preparação da matéria-prima u201co barrou201d onde era limpo das grandes impurezas e amassado manualmente ou utilizando animais de trabalho de grande porte no caso bovinos. Seguidamente era elaborada a telha em moldes predefinidos, passava para a fase de secagem onde aguardava o tempo necessário. Posteriormente ia para a cozedura em fornos, estes também construídos artesanalmente, ai a telha cozia nestes fornos aquecidos a lenha ou em madeira seleccionada para obter a melhor temperatura.


Findo este processo e depois de os fornos arrefecerem a telha era retirada e colocada num espaço amplo e plano chamado u201ceirau201d em empilhadores ou u201cpilhasu201d em contagens doseadas para ser vendida e levada para os seus diversos destinos.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados