Menu do Município
O concelho de Vila do Porto, com uma área total de 97,42 km2, é o único existente na ilha de Santa Maria. Esta juntamente com a ilha de São Miguel, constitui, o grupo oriental do arquipélago dos Açores.
Este arquipélago situa-se em pleno oceano Atlântico – entre a Europa e a América do Norte (a 760 milhas marítimas de Lisboa e a 2.110 de Nova Iorque) – e é ainda formado pelas ilhas de Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo.
Vila do Porto foi o primeiro lugar dos Açores a receber o foral de vila. Este facto deu-se no século XV, pouco tempo após o descobrimento da ilha de Santa Maria, que ocorreu entre os anos de 1427 e 1432, apontando-se este último como o mais provável. Os seus primeiros habitantes foram portugueses originários do Algarve, Alentejo e Beiras, que para aqui vieram sob o comando de Gonçalo Velho Cabral. Em 1493, Cristovão Colombo aportou à ilha no regresso da sua primeira viagem à América, tendo os seus companheiros assistido à missa na Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, em cumprimento de uma promessa feita no alto-mar.
Durante os séculos XVI e XVII, a economia da ilha e do concelho baseou-se na cultura e exportação do trigo, do pastel e da urzela, sendo a primeira destinada às praças-fortes portuguesas do Norte de África e as últimas às tinturarias da Flandres.
Também durante estes séculos Vila do Porto e as outras localidades da ilha foram frequentemente atacadas por corsários e piratas, que apesar das fortificações construídas efectuavam razias sangrentas, roubando e levando os habitantes como escravos e reféns.
Os séculos XVIII e XIX foram vividos sem sobressaltos, dedicando-se os habitantes de Vila do Porto à agricultura – onde predominava a cultura do trigo e do milho, da vinha e dos citrinos. Esta tranquilidade foi apenas interrompida pela Guerra Civil (1829-32) que opôs Absolutistas e Liberais, tendo alguns dos seus naturais participado em Portugal no desembarque do Mindelo e no cerco à cidade do Porto, acontecimentos que levaram à derrota do partido Absolutista. Já no século XX, no ano de 1901, Vila do Porto recebeu a visita régia de D. Carlos I de Portugal e de Dona Amélia.
No ano de 1908, quando ainda vigorava o regime monárquico em Portugal, o partido Republicano elegeu em Vila do Porto a sua primeira Câmara Municipal açoriana.
Em 1944, inaugurou-se o aeroporto local que veio desempenhar um importante papel estratégico nos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial e que se tornou em escala obrigatória das rotas aéreas transatlânticas, imprimindo uma nova dinâmica ao concelho.
Hoje, apesar de se assistir a uma redução do movimento do aeroporto, Vila do Porto encara o futuro com esperança, sobretudo com o aumento do investimento na área das novas tecnologias e comunicações.
Conteúdo Brevemente Disponível
Entidades Públicas Neste Municipio
Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio
Forças de Segurança Neste Municipio
Empresas Neste Municipio
Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Ilha de Santa Maria
Sem ofertas disponíveis actualmente neste concelho.
Freguesias na Câmara Municipal de Vila do Porto
Almagreira Santa Bárbara Santo Espírito São Pedro Vila do Porto