Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Alvelos - Municipio de Barcelos

Menu da Freguesia

Heráldica 24/12/2003 – Recebido o Parecer da Comissão da Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses: PARECER Brasão Escudo de azul, roda de azenha de prata movente de duas géminas ondadas do mesmo, em campanha; em chefe, grelha de ouro, disposta em faixa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro: ALVELOS – BARCELOS. Bandeira Amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro. Selo Nos termos da Lei, com a legenda: Junta de Freguesia de Alvelos – Barcelos. Parecer emitido nos termos da Lei nº53/91, de 7 de Agosto. Lisboa, 22 de Dezembro de 2003 O Secretário da Comissão de Heráldica José Bènard Guedes Por proposta da Junta de Freguesia a Assembleia de Freguesia, em reunião ordinária estabelece, por unanimidade, os símbolos heráldicos da freguesia, tendo em conta o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses. 02/02/2004 – A pedido da Junta de Freguesia é publicado no Diário da República – III série nº27 o edital de aprovação dos símbolos heráldicos da freguesia. 06/04/2004 – A Direcção-Geral das Autarquias Locais, comunica que os símbolos heráldicos da freguesia se encontram registados com o nº067/2004 de 30 de Março BRASÃO GRELHA representa S. Lourenço o padroeiro da freguesia: S. Lourenço – Diácono, mártir em Roma no século III. Quando o Papa Sisto II celebrava a eucaristia, com Lourenço a seu lado, a polícia imperial de Valeriano prendeu-o, pois o Cristianismo tinha sido então proibido por vários éditos. O Papa terá confiado a Lourenço a missão de guardar os arquivos, os valores e os livros litúrgicos da igreja, no momento em que foi preso. Lourenço terá posto a bom recato esse espólio, e, quando foi eventualmente preso, embora submetido a tormentos, não revelou o seu esconderijo. Foi depois executado. Na prisão terá convertido um guarda do cárcere ao Cristianismo, guarda que se terá sensibilizado, assistindo às crueldades a que o santo foi submetido, as quais terá suportado com admirável fortaleza de alma. (esse carcereiro chamava-se Hipólito e foi mártir também.) Tendo tido largo culto ao longo dos tempos, foi inspiração para Filipe II conceber o seu Palácio do Escorial, cuja planta tem forma de grelha – de facto um dos martírios sofridos pelo Santo foi ser Grelhado vivo. Dai ser padroeiro dos cozinheiros, dos bibliotecários e também dos arquivistas. É representado vestido de diácono e tem como atributos a grelha do suplício e livros litúrgicos. RODA DE AZENHA Representa os moinhos das margens do rio Ameais que atravessa a freguesia GEMINAS Representa o rio Ameais

Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

O “Curtir Ciência” está instalado nos edifícios originais da antiga fábrica de curtumes Âncora, um complexo do séc. XIX anterior à industrialização. É um dos mais emblemáticos edifícios da histórica Zona de Couros, que conserva as estruturas utilizadas nos processos tradicionais do curtimento de peles.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830

Horários:

Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h

Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.

No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.

Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".

Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.